Quais foram as primeiras medidas de Vargas após o golpe de Estado?
Quais foram as primeiras medidas de Vargas após o golpe de Estado?
As primeiras medidas do governo provisório foram: o fechamento do Congresso e do Senado, a suspensão da Constituição de 1891 e a destituição dos antigos presidentes de províncias (governadores). Também foram criados o Ministério da Educação e Saúde, bem como o Ministério do Trabalho, da Indústria e do Comércio.
Como foi possível o golpe de Vargas?
- Para entender como foi possível o golpe, eliminando-se as suas resistências, é preciso retroceder ao ano de 1936. A Constituição de 1934 determinava a realização de eleições para presidente da República em janeiro de 1938. Com isso, desde 1936 a sucessão presidencial tomou conta da cena política, embora Vargas procurasse adiar e esvaziar o debate.
Quem era o grupo político de Vargas?
- No grupo político de Vargas havia figuras de relevo do pensamento autoritário brasileiro, como Oliveira Viana, Francisco Campos e Azevedo Amaral, e militares como os generais Pedro Aurélio de Góis Monteiro e Eurico Gaspar Dutra.
Qual o golpe que garantiria a continuação da ditadura de Vargas?
- O golpe, que asseguraria a continuação de Vargas e criaria a ditadura do Estado Novo, já estava sendo antecipado em artigos na imprensa desde meados de 1936.
Como foi o governo de Vargas?
- Durante o Governo Constitucional (1934-1937), Vargas continuou enfrentando dificuldades. Mesmo com uma constituição e mesmo com maioria no Congresso, foi autoritário e enfrentou uma oposição contundente, que denunciava as ações violentas do seu governo.