Que foi o cubismo na literatura?
![Que foi o cubismo na literatura?](https://i.ytimg.com/vi/kX5urWpYCwg/hq720.jpg?sqp=-oaymwEcCOgCEMoBSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLDlTwCiqztI2JK4ZyaN9L-JXRPlig)
Que foi o cubismo na literatura?
O Cubismo é uma Vanguarda Literária que surgiu na França no início do século XX. Uma de suas principais características é o uso de formas geométricas para retratar formas da natureza. Neste resumo do cubismo explicaremos todas as suas fases.
Quem é o criador do cubismo?
- Em 1907, o criador do cubismo, Pablo Picasso, gera burburinho ao expor sua obra “ Les demoiselles d'Avignon”. Imagine a reação de um público acostumado com pessoas sendo pintadas de forma realista ao ver uma obra em que prostitutas foram pintadas de maneira distorcida e deformada.
Qual foi a inspiração para o cubismo?
- As obras de Paul Cézanne (18) serviram de inspiração para a consolidação do cubismo. Embora ainda não tivessem todas as características que definem o movimento artístico, alguns conceitos adotados por Cézanne em seus trabalhos foram fundamentais para que Picasso e outros artistas construíssem o estilo cubista.
Quais são os principais pintores do cubismo?
- Na Europa, seus principais artistas são: Pablo Picasso e Georges Braque (na pintura), Pablo Gargallo e Raymond Duchamp-Villon (na escultura), e Ígor Stravinsky (na música). No Brasil, os principais pintores modernistas que aderiram ao cubismo são: Tarsila do Amaral, Ismael Nery, Candido Portinari e Anita Malfatti.
Qual a diferença entre cubismo e cubismo?
- Essa técnica que renuncia à perspectiva, assim como ao "claro-escuro", causa uma sensação de pintura escultórica. No plano conceitual, o cubismo pode ser considerado como uma arte que privilegia o exercício mental como maneira de expressão das ideias.