adplus-dvertising

Quais são os tipos de Cubismo e suas características?

Índice

Quais são os tipos de Cubismo e suas características?

Quais são os tipos de Cubismo e suas características?

O movimento cubista ficou marcado por três fases: o cubismo cézanniano (19), cubismo analítico (19) e o cubismo sintético (19).

Por que o cubismo é tão importante?

  • Isso aconteceu porque nesse momento, o mais importante era a exibição do tema fragmentado, que além disso precisava ser disposto em todos os ângulos. Ademais, nesse momento, em específico, o cubismo era caracterizado pelo uso de cores mais fortes. Além disso, um retorno mais acentuado do figurativo.

Qual a origem do termo “cubismo”?

  • A origem do termo “cubismo” vem da figura geométrica cubo. Em 1908, no jornal Gil Blas, o crítico Louis Vauxcelles (1870-1943) referiu-se ao novo estilo como sendo uma realidade construída com cubos. Foi o que bastou para dar nome ao movimento.

Quais as características do cubismo sintético?

  • O cubismo sintético caracterizou-se pelas cores mais fortes e um retorno ao figurativo, na medida em que buscou tornar as figuras reconhecíveis novamente, mas sem voltar a um tratamento realista. Nessa fase, passa-se a empreender o método de colagem, fixando objetos reais na tela, como pedaços de madeira, vidro e metal.

Qual foi a inspiração para o cubismo brasileiro?

  • O cubismo, assim como os demais movimentos de vanguarda ocorridos na Europa de início do século XX, foi motivo de inspiração para vários artistas do m odernismo brasileiro, que assimilaram as características cubistas em algumas de suas obras. São eles: PICASSO, P. “Les desmoiselles d’Avignon”. Óleo sobre tela.

Postagens relacionadas: