O que foi e qual a importância da corrida armamentista?
O que foi e qual a importância da corrida armamentista?
Corrida Armamentista é o processo pelo qual um país procura armar-se com o intuito de proteger-se de outro. ... A corrida armamentista implicava também uma estratégia de dominação, em que as alianças regionais e a instalação de bases militares eram de extrema importância.
Quando ocorreu a Guerra Fria?
- Além da Guerra Fria, três grandes corridas armamentistas marcaram a era moderna. A primeira ocorreu quando França e Rússia desafiaram a superioridade naval da Grã-Bretanha. As provocações terminaram em um acordo entre ingleses e franceses em 1904, e ingleses e russos em 1907.
Quais as características de uma corrida armamentista?
- São características de uma corrida armamentista: Investimentos cada vez mais altos na produção de armamentos em série; Deslocamento dos impostos para o pagamento de pesquisas na área militar; Ampliação do arsenal e do contingente ativo para garantir a proteção do país e de seu desenvolvimento em caso de ataque do adversário;
Por que a Grã-Bretanha liderava a corrida armamentista?
- Por isso, firmaram acordos militares e iniciaram uma corrida armamentista. O desenvolvimento da indústria de guerra, caracterizado pela alta produção de armamentos cada vez mais eficientes e destrutivos, ocorreu graças a um massivo investimento estatal e privado. Em 1914, a Grã-Bretanha liderava a corrida naval e os mares.
Quando começou a Primeira Guerra Mundial?
- Os alemães construíram uma imponente frota naval e a disputa culminou com a Primeira Guerra Mundial, em 1914. Uma nova disputa foi registrada ao fim da primeira grande guerra, 1918. Dessa vez, entre Estados Unidos e Japão.