adplus-dvertising

O que provocou a ocupação da Península Ibérica?

Índice

O que provocou a ocupação da Península Ibérica?

O que provocou a ocupação da Península Ibérica?

Os mouros, muçulmanos que saíram do Norte da África, ocuparam a Península Ibérica em 711 como parte da expansão do islamismo. Pelo estreito de Gibraltar, o exército mouro venceu os cristãos visigodos na batalha de Guadalete. Foram dois anos até a conquista integral da península e até a reconquista, 800 anos depois.

Quais foram as consequências das guerras de reconquista?

  • As principais consequências das Guerras de Reconquista foram a criação de dois Estados Nacionais: Portugal e Espanha.

Quando começou o processo de reconquista?

  • No século XV, as campanhas militares patrocinadas pela união conjugal dos reis Fernando de Aragão e Isabel Castela consolidaram o processo de reconquista, culminando na expulsão completa dos invasores muçulmanos em 1492, com a retomada do reino de Granada e na unificação da Espanha como Estado Nacional.

Qual foi a história da Reconquista cristã?

  • A “Reconquista Ibérica” ou “Retomada Cristã” foi um processo histórico, militar e religioso no qual os reinos cristãos retomaram os territórios da Península Ibérica que haviam sido tomados pelos muçulmanos. O processo ocorreu aproximadamente entre os anos 7, com a conquista do reino de Granada.

Como foi a reconquista dos territórios espanhóis?

  • A Reconquista dos territórios espanhóis foi mais demorada. Ocorreu após a formação de diversos reinos cristãos a partir das derrotas infligidas aos mouros, que estavam fragilizados e fragmentados após o fim do Califado de Córdoba, em 1031.

Postagens relacionadas: