Qual o conceito da prática de clientelismo?
Qual o conceito da prática de clientelismo?
Clientelismo é a troca de bens e serviços por apoio político, sendo a troca algo implícito ou não. O clientelismo denota a prática de distribuir empregos, favores e outros benefícios aos seguidores em troca de apoio político.
Como o coronelismo fez parte da história do Brasil?
- Como comentamos, o coronelismo fez parte da História do Brasil e caracterizou o período latifundiário, isto é, as relações de poder sobre a posse de terras. Em outras palavras, existiam muitos confrontos entre fazendeiros, latifundiários e governantes para definir o uso e os limites dos territórios.
Quando começou a enfraquecer o coronelismo?
- O coronelismo começou a enfraquecer quando Getúlio Vargas assumiu a presidência do Brasil em 1930. Getúlio Vargas foi o líder da Revolução de 1930, que acabou com o período da República Velha e terminou em um Golpe de Estado.
Qual o fenômeno do coronel?
- O fenômeno do poder do coronel foi tão presente que se confunde com outros termos relacionados, tais como mandonismo, clientelismo e, até, feudalismo. Na América hispânica encontramos similitude com o caudilhismo. Esta elite política foi composta por comerciantes, grandes proprietários rurais e chefes políticos locais.
Qual era a autoridade do coronel?
- O coronel tinha uma autoridade que ninguém poderia questionar, e essa autoridade lhe dava autonomia para ter ao seu lado a própria polícia que lhe protegia e lhe respeitava. Como possuíam milhares de funcionários, eles tinham em suas mãos uma máquina de votos, que quando chegava a época da política era muito bem explorada.