adplus-dvertising

Como foi o Ciclo da Borracha no Brasil?

Índice

Como foi o Ciclo da Borracha no Brasil?

Como foi o Ciclo da Borracha no Brasil?

O Ciclo da Borracha corresponde ao período da história brasileira em que a extração e comercialização de látex para produção da borracha foram atividades basilares da economia. De fato, ocorreram na região central da floresta amazônica, entre os anos de 18, revigorando-se por pouco tempo entre 19.

Quem eram os trabalhadores do Ciclo da Borracha?

Os seringueiros adotavam técnicas de extração indígenas para retirar uma seiva transformada em uma goma utilizada na fabricação de borracha. Não constituindo em uma modalidade de trabalho livre, esses seringueiros estavam submetidos ao poder de um “aviador”.

Quais os principais elementos da economia Gomifera no ciclo da borracha?

Como base da economia gomífera no ciclo da borracha, o sistema de aviamento não pode ser pensado sem seus principais elementos: o seringal, o seringalista e o seringueiro. O seringal era formado por uma espécie de barracão, onde moravam os “patrões” e algumas famílias de trabalhadores, formando um vilarejo.

Por que a economia da borracha entrou em crise?

A alta produtividade asiática de borracha no início do século XX é fruto da abertura de grandes fazendas de seringueiras naquele continente e foi responsável em grande medida pela falência da economia dominada pela borracha na Amazônia do Brasil.

Por que o ciclo da borracha foi crucial para a decadência?

  • Conforme cresciam, o comércio interno aumentava e a renda dos habitantes melhorava. Além disso, o fluxo migratório do nordeste fez com que a população regional aumentasse rapidamente, reconfigurando todo o espaço e as relações sociais. Um fato ocorrido antes mesmo do início do Ciclo da Borracha foi crucial para a sua decadência.

Como foi desenvolvida a utilização da borracha?

  • A utilização da borracha foi desenvolvida em função das diversas descobertas científicas promovidas durante o século XIX. Inicialmente, o látex era comumente utilizado na fabricação de borrachas de apagar, seringas e galochas.

Quando começou a exploração da borracha?

  • A partir do início do século XIX, a exploração da borracha já era uma realidade: em 1803, na cidade de Paris, era fundada a primeira fábrica de produtos de borracha; em 1823, o inglês Thomas Hancock cria o elástico e, em 1839, Charles Goodyear desenvolve o processo de vulcanização, tornando o látex um material viável para utilização industrial.

Qual foi o período da borracha no Brasil?

  • Neste período aconteceu o fenômeno chamado de “Belle Époque Amazônica”, onde as principais capitais do norte – Belém, Manaus e Porto Velho – viveram um estrondoso momento de desenvolvimento. Foi nessa época que o Brasil exportou toneladas de borracha para as indústrias europeias e para as fábricas automobilísticas norte americanas.

Postagens relacionadas: