adplus-dvertising

Como foi o acidente com Césio 137 em Goiânia?

Índice

Como foi o acidente com Césio 137 em Goiânia?

Como foi o acidente com Césio 137 em Goiânia?

Em 13 de setembro de 1987 teve início o maior acidente radiológico do Brasil, em Goiânia, capital do estado de Goiás. A fonte causadora do desastre foi um aparelho de radioterapia deixado em uma clínica desativada. O equipamento foi encontrado por catadores e levado para um ferro-velho.

Para que serve o Césio 137?

O Césio é um isótopo radioativo resultante da fissão nuclear de urânio ou plutônio, o problema é que este isótopo se desintegra e dá origem ao Bário 137m, daí o número 137, a partir deste acontecimento é que o composto passa a emitir radiações gama.

Quantas pessoas morreram no acidente com césio 137 em Goiânia?

quatro pessoas Marca. Passadas mais de três décadas, não há consenso sobre o número de vítimas do césio 137 em Goiânia. Oficialmente, quatro pessoas morreram por exposição excessiva à radiação, mas a quantidade de pessoas contaminadas ainda provoca discussão. O governo federal reconhece 120.

Como estão os sobreviventes do acidente de Goiânia hoje?

  • Segundo informações do CNEM, o acidente de Goiânia hoje não traz riscos ao meio ambiente. Os níveis de radiação, tanto nos locais afetados, quanto no entorno dos depósitos de Abadia, encontram-se dentro de limites aceitáveis. Como estão os sobreviventes hoje?

Qual o resultado do acidente radioativo em Goiânia?

  • O dono do estabelecimento, ao desmontar a máquina, expôs ao ambiente 19,26 g de cloreto de césio-137, um pó branco parecido com o sal de cozinha que, no escuro, brilha com uma coloração azul.’’ A partir do nome do material que provocou o acidente radioativo em Goiânia, qual das fórmulas abaixo o representa?

Por que o acidente de Goiânia foi o pior acidente ocorrido em instalações nucleares?

  • Já o acidente de Goiânia foi provocado pela violação indevida de uma fonte radioativa, o césio-137, que estava dentro de um equipamento de teleterapia, usado no tratamento do câncer. Portanto, trata-se de desastres radioativos diferentes. Chernobyl foi o pior acidente ocorrido em instalações nucleares.

Postagens relacionadas: