adplus-dvertising

O que foi o Plano Marshall e quais eram as contrapartidas exigidas dos países benefi ciados?

Índice

O que foi o Plano Marshall e quais eram as contrapartidas exigidas dos países benefi ciados?

O que foi o Plano Marshall e quais eram as contrapartidas exigidas dos países benefi ciados?

O Plano Marshall foi um programa de ajuda econômica dos EUA aos países da Europa Ocidental com o objetivo de reconstruí-los após a II Guerra Mundial. ... O objetivo do plano era reconstruir economicamente os países europeus ocidentais que foram destruídos ou que sofreram perdas com a ocorrência da guerra.

Qual foi a reação da União Soviética ao Plano Marshall?

O Cominform (“Escritório de Informação dos Partidos Comunistas e Operários”) e o Comecon (“Conselho para Assistência Econômica Mútua”) foram a resposta soviética para o Plano Marshall.

Quando foi instaurado o Plano Marshall?

  • Com base na Doutrina Truman, no ano de 1948 foi instaurado o Plano Marshall, o nome faz referência a seu inventor o então secretário do Estado Americano George Marshall, que visava à reconstrução da Europa.

Qual o maior beneficiário do Plano Marshall?

  • O maior beneficiário do dinheiro do Plano Marshall foi o Reino Unido (que recebeu cerca de 26% do total), seguido da França (18%) e da Alemanha Ocidental (11%). Cerca de dezoito países europeus receberam benefícios do Plano.

Por que o Plan Marshall recebeu esse nome?

  • O Plano Marshall recebeu esse nome em homenagem a seu idealizador George Catlett Marshall, um general do exército estadunidense, e totalizou um aporte de 18 bilhões de dólares aos europeus, utilizados para a reconstrução de edificações e indústrias, importação de alimentos e mercadorias industrializadas, bem como no financiamento da agricultura.

Será que o Plan Marshall era melhor que o comunismo?

  • Dessa forma, eles pretendiam mostrar que o modelo de capitalismo ocidental era melhor que o capitalismo soviético (erroneamente chamado de comunismo). O Plano Marshall mostrou-se eficiente e garantiu altas taxas de crescimento econômico aos países da Europa Ocidental nas décadas posteriores ao fim da II Guerra Mundial.

Postagens relacionadas: