adplus-dvertising

Quais eram os principais órgãos de repressão do governo Médici?

Índice

Quais eram os principais órgãos de repressão do governo Médici?

Quais eram os principais órgãos de repressão do governo Médici?

Destacamento de Operações de Informação - Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-CODI) foi um órgão subordinado ao Exército, de inteligência e repressão do governo brasileiro durante a ditadura que se seguiu ao golpe militar de 1964.

O que o SNI fazia?

Instalado efetivamente em junho de 1964, o SNI foi incumbido de assessorar o presidente da República na orientação e coordenação das atividades de informação e contra-informação referentes aos ministérios, serviços estatais e entidades paraestatais.

O que é que significa Doi-codi?

DESTACAMENTO DE OPERAÇÕES E INFORMAÇÕES – CENTRO DE OPERAÇÕES E DEFESA INTERNA (DOI-CODI)

Quais foram as instituições que se destacaram no combate à ditadura militar?

A partir de financiamentos realizados pela CIA, surgiram duas instituições no país cujo objetivo era ampliar o desgaste do presidente e preparar o caminho para o golpe — o Instituto Brasileiro de Ação Democrática (Ibad) e o Instituto de Pesquisa e Estudos Sociais (Ipes).

Como funciona o aparelho de repressão do governo na ditadura?

O regime militar montou um tripé repressivo, baseando-se no trinômio vigilância-censura-repressão. Por “vigilância”, o regime entendia a produção de informações e a espionagem sobre pessoas e organizações vistas como subversivas ou opositoras.

Qual era a função do Serviço Nacional de Informação?

O Serviço Nacional de Informação (SNI) foi criado, em 13 de junho de 1964, com a instauração do Regime Militar (1964-1985), visando centralizar na presidência da República o controle das informações referentes à segurança nacional.

Como o SNI foi incorporado ao SNI?

  • O SFICI foi incorporado ao SNI, assim a sede desse órgão no Rio de Janeiro passou a pertencer ao novo órgão. Além dessa sede, o SNI contava com outras sedes regionais, coordenadas pela chefia geral. O chefe do SNI era nomeado e possuía o status de ministro de Estado. A nomeação para chefia do SNI necessitava da anuência do Senado Federal.

Qual a estrutura do SNI?

  • A estrutura do SNI fornecia ao sistema uma capilaridade sem precedentes ramificando-se através das agências regionais; das Divisões de Segurança e Informações (DSI), instaladas em cada ministério civil; das Assessorias de Segurança e Informação (ASI), criadas em cada órgão público e autarquia federal.

Quem foi o idealizador do SNI?

  • O General Golbery do Couto e Silva foi o idealizador do SNI quando trabalhava no Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais, IPES. Os fichários (Cerca de três mil dossiês) com as informações das principais lideranças políticas, sindicais e empresariais do país foram absorvidos pelo serviço.

Quem eram os órgãos responsáveis pelo controle das informações?

  • Os órgãos anteriormente responsáveis pelo controle das informações eram o Conselho de Segurança Nacional e o Serviço Federal de Informações e Contrainformações (SFICI).

Postagens relacionadas: