O que foi o Iluminismo e o liberalismo econômico?
Índice
- O que foi o Iluminismo e o liberalismo econômico?
- O que foi o Iluminismo características?
- Qual a influência do Iluminismo nos países ocidentais?
- Qual a origem da palavra Iluminismo?
- Quais foram os avanços científicos no período do Iluminismo?
- Quais são as principais ideias iluministas sobre economia e religião?
O que foi o Iluminismo e o liberalismo econômico?
O Iluminismo foi a corrente de pensamento dominante na Europa do século XVIII e defendeu o predomínio da razão sobre a fé, representando a visão de mundo da burguesia. Seus pensadores negavam as doutrinas absolutistas e mercantilistas e apoiavam valores liberais, tanto na política quanto na economia.
O que foi o Iluminismo características?
O Iluminismo foi um movimento intelectual, filosófico e cultural que surgiu durante os séculos XVII e XVIII na Europa e defendia o uso da razão contra o antigo regime e pregava maior liberdade econômica e política.
Qual a influência do Iluminismo nos países ocidentais?
- O iluminismo desempenhou grande influência sobre o aspecto político e intelectual de boa parte dos países ocidentais. Algumas mudanças políticas importantes aconteceram, bem como a implantação e formação de estados-nação, a ampliação de direitos civis, além da diminuição do poder da igreja.
Qual a origem da palavra Iluminismo?
- A palavra iluminismo remete ao movimento que desejava clarear, iluminar a sociedade europeia que, para os pensadores da época, encontrava-se nas trevas, principalmente por causa de crenças religiosas da igreja católica.
Quais foram os avanços científicos no período do Iluminismo?
- Os progressos científicos desenvolvidos no período do iluminismo permitiam que os homens tivessem acesso às informações desde o detalhamento da órbita dos planetas, bem como a descoberta da pressão atmosférica, além da circulação do sangue. A Astronomia foi uma área de grandes revelações científicas.
Quais são as principais ideias iluministas sobre economia e religião?
- Vejamos, a seguir, as principais ideias iluministas sobre economia, política e religião. Em oposição ao Mercantilismo, praticado durante o Antigo Regime, os iluministas afirmavam que o Estado deveria praticar o liberalismo. Ao invés de intervir na economia, o Estado deveria deixar que o mercado a regulasse.