O que é o grupo Ira?
O que é o grupo Ira?
O Exército Republicano Irlandês, mais conhecido por sua sigla em inglês, IRA, é um conjunto de diversos grupos paramilitares irlandeses que, nos séculos XX e XXI, lutaram contra a influência Britânica na ilha da Irlanda.
O que foi a ETA?
Euskadi Ta Askatasuna (em basco: Pátria Basca e Liberdade), mais conhecido pela sigla ETA, foi uma organização nacionalista basca armada. ... É classificado como uma organização terrorista pelos governos da Espanha, França, Reino Unido, Estados Unidos e pela União Europeia.
Em que contexto surgiu a ira?
O Exército Republicano Irlandês foi fundado em 1919 com o nome inglês original Irish Republican Army, de onde vem a sigla mundialmente conhecida IRA. Naquela época, um grupo de homens católicos se reuniu militarmente para se opor à anexação da Irlanda do Norte ao Reino Unido.
O que foi o movimento separatista no País Basco?
O conflito basco foi um conflito armado entre a Espanha, a França e o Movimento de Libertação Nacional Basco, um grupo social e político de organizações bascas que buscam a independência da Espanha e da França. ... O conflito tinha dimensões políticas e militares.
Qual é o objetivo de ETA?
O ETA (Pátria Basca e Liberdade) foi criado em 1959 com o objetivo de tornar a região basca (norte da Espanha e sudoeste da França) um Estado independente.
Qual é o objetivo de uma ETA?
A Estação de Tratamento de Água (ETA) é um equipamento que tem como principal objetivo garantir os padrões de potabilidade ao consumo humano. A água deve ter aspecto limpo, pureza de gosto e estar isenta de micro-organismos patogênicos. Para ela se manter nessas condições, devemos evitar sua contaminação por resíduos.
Quem são os integrantes do ETA?
- Os integrantes do ETA são denominados etarras, um neologismo criado pela imprensa espanhola a partir do nome da organização e do sufixo basco com o qual se formam os gentílicos no idioma. Em basco a denominação é etakideak, plural de etakide (membro do ETA).
Como o ETA passou a ser considerado terrorista?
- Dessa forma, o ETA passou a ser considerado como um grupo terrorista. A partir de 1975, com a morte do ditador Franco, as demandas bascas passaram a ser tratadas com um pouco mais de liberdade, e quatro anos depois, a Constituição espanhola declarou a região como uma província autônoma, com parlamento, polícia e governo próprio.
Quais são as responsabilidades do ETA?
- Desde 1968 o ETA foi responsabilizado pelas mortes de 829 pessoas e por ferimentos causados a milhares de outras, além de dezenas de sequestros. Estima-se que mais de 400 membros do ETA estejam em prisões da Espanha, França e outros países.