adplus-dvertising

O que regulamentou o Ratio Studiorum de 1549?

Índice

O que regulamentou o Ratio Studiorum de 1549?

O que regulamentou o Ratio Studiorum de 1549?

Constituiu-se numa sistematização da pedagogia jesuítica contendo 467 regras cobrindo todas as atividades dos agentes diretamente ligados ao ensino e recomendava que o professor nunca se afastasse do estilo filosófico de Aristóteles, e da teologia de Santo Tomás de Aquino.

O que havia por trás da educação jesuíta?

A educação jesuítica baseava-se nas virtudes, isto é, nos valores cristãos, e nas letras com ensino da língua. Primeiramente, os padres jesuítas aprenderam a língua da terra (tupi-guarani) para comunicar- se com os índios, aproveitando-se da musicalidade dos nativos e utilizando-a como metodologia de ensino.

Quando e como o ensino das artes começou a sair do método mecânico de ensino?

Esse processo teve início no século IV, com a patrística neoplatônica, e finalizou-se nos séculos XI-XII, com o tomismo aristotélico.

O que vem a ser Ratio Studiorum?

O Ratio Studiorum preceitua a formação intelectual clássica estreitamente vinculada à formação moral embasada nas virtudes evangélicas, nos bons costumes e hábitos saudáveis, explicitando detalhadamente as modalidades curriculares; o processo de admissão, acompanhamento do progresso e a promoção dos alunos; métodos de ...

O que foi o Ratio Studiorum quais suas implicações para a educação ocidental?

No final daquele século, em 1599, foi publicado por um padre italiano, o Ratio Studiorum que viria a ser o manual educativo “oficial” dos jesuítas, adotado em todos os seus colégios. Duzentos e dez anos depois de sua chegada ao Brasil, mais de 100 mil índios cristianizados, os jesuítas foram banidos. ...

Quais influências o ensino da arte sofreu durante sua história?

O ensino de arte em academias tem início com a Missão Artística Francesa em 1816, vinda com o importado modelo Neoclássico, conduzindo um importante salto em relação ao ensino de arte no Brasil, pois anos depois foi fundada a Academia Imperial de Belas Artes.

Postagens relacionadas: