adplus-dvertising

O que foi o Index e quais publicações foram proibidas?

Índice

O que foi o Index e quais publicações foram proibidas?

O que foi o Index e quais publicações foram proibidas?

O “Índex de Livros Proibidos”, cujo nome verdadeiro era Index Librorum Prohibitorum, era a lista oficial de obras proibidas pela Igreja Católica por serem consideradas heréticas, obscenas ou contrárias à Igreja, e esteve em vigor durante quatro séculos.

Porque a Igreja mandava queimar os livros citados pelo Index?

Os “indices” eram regras aceitas como um guia para o censor oficial da Igreja, que julgava se a obra tinha algo fora dos critérios católicos: qualquer deficiência moral, sexualidade explícita, incorreção política, superstição, paixões carnais, heresias. A obra, além de proibida, era muitas vezes queimada.

O que foi o Index e quais suas implicações para igreja e sociedade?

A Igreja Católica desde seu início se acostumou a censurar o conhecimento de seus fiéis, intimidando sua busca de verdades e infundindo medo de heresias e desvios doutrinários. ... O index era a lista de todas as obras proibidas pela Igreja, atualizada periodicamente, quando surgiam novas obras.

Quais foram os livros proibidos pelo Index?

Os seguintes escritores tiveram algumas de suas obras proibidas pela Igreja Católica Apóstolica Romana.

  • Libri Carolini, supostamente por Carlos Magno.
  • Dante Alighieri (apenas o seu Monarchia)
  • Montaigne (Essais)
  • Descartes (Méditations Métaphysiques et 6 autres livres, 1948)
  • La Fontaine (Contes et Nouvelles)

Será que a Igreja Católica tem uma lista de livros que não podem ser lidos pelos fiéis?

  • É verdade que a Igreja católica tem uma lista de livros que não podem ser lidos pelos fiéis? Edição de 1948 do Index, livro com a lista de títulos proibidos pelo Vaticano Tinha. O Index, como era chamada a lista, foi abolido em 1962 pelo papa João XXIII, no Concílio Vaticano Segundo.

Quantos livros foram proibidos pelo Vaticano?

  • Pesquisadores que tiveram acesso a esses relatórios, abertos pelo Vaticano nos anos 1990, estimam que o número de livros denunciados e investigados pela Igreja era pelo menos o dobro dos que efetivamente foram proibidos. O Mein Kampf, de Adolf Hitler, analisado por três anos, acabou inocentado.

Quais eram as obras proibidas pela Igreja?

  • Os bispos e os inquisidores inspecionavam impressões e livrarias, criteriosamente, e os autorizados recebiam o carimbo “ imprimatur ” (que seja publicado). O index era a lista de todas as obras proibidas pela Igreja, atualizada periodicamente, quando surgiam novas obras.

Postagens relacionadas: