adplus-dvertising

O que eram as ideias iluministas?

Índice

O que eram as ideias iluministas?

O que eram as ideias iluministas?

Chamado de “século das luzes”, o iluminismo trouxe ideias voltadas à razão para deslegitimar o modelo de estado predominante na época. Seu ideal era defender a liberdade, progresso, tolerância, fraternidade, governo constitucional e afastamento entre igreja e estado.

O que é o Iluminismo na economia?

Economia. Em oposição ao Mercantilismo, praticado durante o Antigo Regime, os iluministas afirmavam que o Estado deveria praticar o liberalismo. Ao invés de intervir na economia, o Estado deveria deixar que o mercado a regulasse. Essas ideias foram expostas, principalmente, por Adam Smith.

Qual a origem da palavra Iluminismo?

  • A palavra iluminismo remete ao movimento que desejava clarear, iluminar a sociedade europeia que, para os pensadores da época, encontrava-se nas trevas, principalmente por causa de crenças religiosas da igreja católica.

Quais são as principais ideias iluministas?

  • As principais ideias iluministas são a consciência individual autônoma, a noção de progresso, o caráter pedagógico, o pensamento laico, a autoridade do ser humano, a razão como principal forma de conhecimento, a liberdade religiosa e o liberalismo econômico e político.

Quais são os pilares do Iluminismo?

  • Os três pilares do iluminismo são: A razão – Justificando algumas ações, em especial ao momento político da época, e explicação racional sobre a natureza, a filosofia e sua história A liberdade – Defesa em ser livre para ir e vir, além do progresso que isso traria ao indivíduo e sua consciência

Quem são os principais filósofos iluministas?

  • Os principais filósofos iluministas foram: Considerado o “pai do iluminismo”, John Locke defende em sua principal criação: “Ensaio sobre o entendimento humano”, a razão. Além de afirmar que a nossa mente é como uma tábula sem nenhuma ideia. Locke também defendeu a liberdade dos cidadãos e condenou o absolutismo

Postagens relacionadas: