O que foi o Plano Marshall e plano COMECON?
O que foi o Plano Marshall e plano COMECON?
O aparecimento do COMECON surgiu no contexto europeu após o final da Segunda Guerra Mundial, do qual resultou a destruição de parte do continente Europeu e surgindo como a resposta soviética ao plano edificado pelos Estados Unidos, o Plano Marshall, que visava apoiar a reconstrução econômica da Europa Ocidental.
O que foi o COMECON e qual era seu objetivo?
A fundação do Conselho de Assistência Econômica Mútua (COMECON) aconteceu em 1949, a fim de integrar economicamente União Soviética, Bulgária, República Democrática Alemã (Alemanha Oriental), Tchecoslováquia, Hungria, Polônia e Romênia, países do Leste Europeu e impedir o avanço do Plano Marshall sobre a região.
Como foi criado o Plano Marshall?
- Foram criados a Administração de Cooperação Econômica e a Organização Europeia de Cooperação Econômica (OECD) com o objetivo de administrar os recursos financeiros concedidos. O Plano Marshall foi aprovado em 1947 e vigorou até 1951. Foi o principal responsável pelo desenvolvimento econômico acelerado dos países da Europa Ocidental.
Quais os objetivos do Plano Marshall?
- Com isso, os principais objetivos do Plano Marshall eram: Realizar uma intensa propaganda contra a União Soviética (URSS); Conter o avanço dos partidos comunistas na Europa; Estabilizar a conjuntura política e social na Alemanha. Plano Marshall e Comecon
Qual o maior beneficiário do Plano Marshall?
- O maior beneficiário do dinheiro do Plano Marshall foi o Reino Unido (que recebeu cerca de 26% do total), seguido da França (18%) e da Alemanha Ocidental (11%). Cerca de dezoito países europeus receberam benefícios do Plano.
Por que o Plan Marshall recebeu esse nome?
- O Plano Marshall recebeu esse nome em homenagem a seu idealizador George Catlett Marshall, um general do exército estadunidense, e totalizou um aporte de 18 bilhões de dólares aos europeus, utilizados para a reconstrução de edificações e indústrias, importação de alimentos e mercadorias industrializadas, bem como no financiamento da agricultura.