adplus-dvertising

O que era o Comitê de Defesa Proletária?

Índice

O que era o Comitê de Defesa Proletária?

O que era o Comitê de Defesa Proletária?

Para coordenar o movimento, no dia 9 de julho foi criado o Comitê de Defesa Proletária, com representantes de grupos anarquistas e socialistas e lideranças sindicais, entre os quais os libertários Edgard Leuenroth, Luigi Damiani, Antonia Soares e Candeias Duarte e os socialistas Teodoro Monicelli e Giuseppe Sgai.

Como o Comitê de Defesa Proletária se organizava?

O Comitê de Defesa Proletária (uma espécie de central de trabalhadores da época), com a intermediação de jornalistas que realizavam publicações para espalhar os ideais anarquistas pelo país, se reuniu com donos das fábricas e com o governador de São Paulo, Altino Arantes, para negociar um acordo para o fim da greve.

Qual foi a participação das mulheres no Comitê de Defesa Proletária?

Das pautas conduzidas pelo Comitê de Defesa Proletária constavam: abolição do trabalho noturno para as mulheres, direito de greve e reunião, abolição da exploração do trabalho de menores de 14 anos, ganhos salariais, jornada de trabalho de 8 horas, acesso a alimentação e moradia.

Por que o enunciado afirma que 1917 foi importante para o movimento operário no mundo?

Resposta: a) A causa era simples, os operário queriam melhores condições no trabalho pois a situação em que viviam eram precárias e eles exisgiam também um aumento do salário. trabalhadores, mas também que uma greve geral era possível.

Quais foram os motivos para a greve geral de 1917?

A Greve Geral de 1917 foi um movimento provocado pelos operários e comerciantes de São Paulo nos meses de junho e julho. Os trabalhadores pediam melhores condições de trabalho e aumento de salário. Depois de cinco dias de paralisação geral, os grevistas tiveram suas reivindicações atendidas.

Qual foi a participação feminina no movimento operário que culminou na greve geral de 1917?

A primeira greve geral da história do Brasil ocorreu em 1917, em São Paulo (SP), e as mulheres estavam na linha de frente. Elas eram a maioria da classe trabalhadora e reivindicavam melhores condições de trabalho, aumento salarial, fim do trabalho infantil e redução das cargas horárias exaustivas.

O que aconteceu com as mulheres que fizeram greve?

As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Postagens relacionadas: