adplus-dvertising

O que foi o DIP e quais as funções desempenhava?

Índice

O que foi o DIP e quais as funções desempenhava?

O que foi o DIP e quais as funções desempenhava?

O Departamento de Imprensa e Propaganda ou simplesmente DIP era um órgão do Estado Novo, a ditadura de Getúlio Vargas. Foi criado em 1939, por meio de um decreto-lei, e tinha como função realizar a propaganda oficial do governo e censurar as informações.

Qual a área de atuação do DIP?

  • As duas grandes áreas de atuação do DIP eram o rádio e a imprensa escrita, embora tivesse forte atuação no campo artístico, como o cinema, teatro e literatura. O DIP engajava intelectuais em defesa do Estado Novo e permitiu que Getúlio Vargas tivesse amplo controle sobre as opiniões circulantes no país.

Quando foi criado o DIP?

  • Surgiu em 1939, sendo criado por meio do Decreto-Lei n.º 1.915, emitido no dia 27 de dezembro de 1939. Ele não foi o primeiro departamento responsável pela propaganda do governo de Vargas. O DIP era responsável pela propaganda e pela censura do Estado Novo, a ditadura de Getúlio Vargas. [1]

Qual a eficácia do DIP?

  • Contando com uma estrutura bastante complexa, a eficácia do DIP na realização de seus fins se fez sentir rapidamente. O culto à personalidade e a construção de imagens idealizadas de Getúlio Vargas veiculadas pelo DIP - como, por exemplo, a de "pai dos pobres" - ajudaram a consolidar em pouco tempo o poder do ditador.

Quais eram os principais objetivos do DIP?

  • Quais eram os principais objetivos do DIP? Os objetivos do DIP são claros e podem ser encontrados no próprio decreto-lei que determinou a sua criação. De maneira genérica, vimos que a missão do DIP era realizar a propaganda política do Estado Novo e a censura das informações.

Postagens relacionadas: