Quais são os processos da farmacocinética e qual o importância de cada um destes processos?
Índice
- Quais são os processos da farmacocinética e qual o importância de cada um destes processos?
- Quais fatores interferem na distribuição dos fármacos?
- Qual o caminho do medicamento no organismo?
- Qual a primeira etapa que o fármaco têm que vencer para ele agir?
- Quais os conceitos da farmacocinética?
- Qual o estudo da farmacocinética?
- Quais fatores interferem na ligação entre fármacos e proteínas exemplifique?
- Quais são os fatores fisiológicos que interferem na farmacocinética do fármaco?
- Quais são as etapas da farmacocinética?
- Qual a diferença entre a farmacocinética e a farmacodinâmica?
- Quais são as etapas da farmacodinâmica?
- Qual a atividade farmacológica de um medicamento?

Quais são os processos da farmacocinética e qual o importância de cada um destes processos?
A farmacocinética é o estudo do destino dos fármacos no organismo após sua administração. Abrange os processos de absorção, distribuição, biotransformação e excreção. Ou então a movimentação dos fármacos pelos diferentes sítios orgânicos.
Quais fatores interferem na distribuição dos fármacos?
A distribuição é afetada por fatores fisiológicos e pelas propriedades físico- químicas da substância. Os fármacos pouco lipossolúveis, por exemplo, possuem baixa capacidade de permear membranas biológicas, sofrendo assim restrições em sua distribuição.
Qual o caminho do medicamento no organismo?
Os medicamentos quando estão em nosso organismo sofrem quatro formas de ação: absorção, distribuição, metabolização e excreção. É necessário que o medicamento passe por um desses estágios para que cause efeito, pois, é a partir da ação que o corpo comece a realizar uma resposta.
Qual a primeira etapa que o fármaco têm que vencer para ele agir?
Absorção. É a primeira etapa que vai desde a escolha da via de administração até a chegada da droga à corrente sanguínea. Vias de administração como intravenosa e intra-arterial pulam essa etapa, já que caem direto na circulação.
Quais os conceitos da farmacocinética?
A farmacocinética é o estudo do caminho que o medicamento faz no organismo desde que é ingerido até que é excretado, enquanto que a farmacodinâmica consiste no estudo da interação deste medicamento com o local de ligação, que vai ocorrer durante este caminho.
Qual o estudo da farmacocinética?
A Farmacocinética é a área da Farmácia que estuda o caminho que o medicamento percorre e o impacto causado por ele no corpo humano. A análise é importante para que a prescrição de medicamentos seja feita de forma segura, no que se refere às quantidades, doses, administração e avaliação de possíveis efeitos colaterais.
Quais fatores interferem na ligação entre fármacos e proteínas exemplifique?
A relação entre fração livre/fração ligada pode ser influenciada por situações onde ocorrem variações nas concentrações das proteínas plasmáticas, podemos citar as situações de hipoalbuminemia por cirrose, síndrome nefrótica, desnutrição grave e uremia; na gestação, em que há hemodiluição e em idosos, onde, muitas ...
Quais são os fatores fisiológicos que interferem na farmacocinética do fármaco?
Os principais fatores responsáveis por alterar a absorção de medicamentos são: solubilidade, forma farmacêutica, concentração, área de superfície de absorção, circulação e o pH local.
Quais são as etapas da farmacocinética?
- A seguir, traremos mais detalhes sobre cada uma dessas etapas. Conforme comentamos anteriormente, a farmacocinética é, didaticamente, dividida em quatro etapas: absorção, distribuição, biotransformação, biodisponibilidade e excreção. É a passagem do fármaco do local onde foi administrado até a circulação sanguínea.
Qual a diferença entre a farmacocinética e a farmacodinâmica?
- A farmacocinética e farmacodinâmica são conceitos distintos. A farmacocinética é o estudo do caminho que o medicamento faz no organismo desde que é ingerido até que é excretado e a farmacodinâmica é o estudo da interação deste medicamento com o local de ligação, que vai ocorrer durante este caminho.
Quais são as etapas da farmacodinâmica?
- A farmacodinâmica também é dividida, didaticamente, em fases. Mas, em vez de cinco, como na farmacocinética, tem três: local de ação, mecanismo de ação e efeito terapêutico. A seguir, traremos mais detalhes sobre cada uma dessas etapas.
Qual a atividade farmacológica de um medicamento?
- VEÍCULO ou EXCIPIENTE: Substância que não tem atividade farmacológica. São misturados aos fármacos para obter-se a forma farmacêutica, via de administração.