adplus-dvertising

Qual a função teve o DIP no governo do Estado Novo?

Índice

Qual a função teve o DIP no governo do Estado Novo?

Qual a função teve o DIP no governo do Estado Novo?

O Departamento de Imprensa e Propaganda ou simplesmente DIP era um órgão do Estado Novo, a ditadura de Getúlio Vargas. Foi criado em 1939, por meio de um decreto-lei, e tinha como função realizar a propaganda oficial do governo e censurar as informações.

Quando foi criado o DIP?

  • Surgiu em 1939, sendo criado por meio do Decreto-Lei n.º 1.915, emitido no dia 27 de dezembro de 1939. Ele não foi o primeiro departamento responsável pela propaganda do governo de Vargas. O DIP era responsável pela propaganda e pela censura do Estado Novo, a ditadura de Getúlio Vargas. [1]

Como foi ampliado o poder do DIP?

  • Ainda em 1940, o DIP teve seu poder ampliado com a instalação, em cada estado do país, de um Departamento Estadual de Imprensa e Propaganda (DEIP), com suas mesmas atribuições. O poder do DIP começou a ruir com a proximidade do fim da guerra e a vitória dos aliados.

Quando foi implementado o Estado Novo?

  • O Estado Novo foi implementado no dia 10 de novembro de 1937. Foi comunicado à população brasileira por meio do programa de rádio Hora do Brasil pelo próprio Vargas. As ações tomadas golpeavam diretamente as instituições democráticas: o Congresso Nacional foi fechado, bem como as assembleias estaduais e câmaras municipais.

Qual a área de atuação do DIP?

  • As duas grandes áreas de atuação do DIP eram o rádio e a imprensa escrita, embora tivesse forte atuação no campo artístico, como o cinema, teatro e literatura. O DIP engajava intelectuais em defesa do Estado Novo e permitiu que Getúlio Vargas tivesse amplo controle sobre as opiniões circulantes no país.

Postagens relacionadas: