O que foi o Bloqueio Continental e quais foram as razões que levaram?
O que foi o Bloqueio Continental e quais foram as razões que levaram?
O Bloqueio Continental foi decretado em 21 de novembro de 1806 para obrigar os países administrados pelo império francês a cortar todos os laços comerciais com a Inglaterra. O autor desse decreto autoritário foi Napoleão Bonaparte, que queria de todas as formas derrubar a hegemonia econômica do império britânico.
Quais são as consequências do Bloqueio Continental?
- Consequências do bloqueio continental Inicialmente, o ataque foi bastante efetivo, reduzindo as negociações britânicas entre 25% e 50%. Além de várias outras consequências:
Como foi o bloqueio britânico?
- Em 1806, Napoleão Bonaparte decreta o Bloqueio Continental, impedindo que qualquer país da Europa comercializasse com a Inglaterra. Uma vez que os franceses não conseguiam derrotar os ingleses por meios militares, viram nessa medida uma forma de desestabilizar o comércio britânico e enfraquecer sua economia.
Quem não aderiu ao bloqueio?
- Outra nação a não aderir ao Bloqueio foi a Rússia. Com isso, Napoleão ordenou a invasão ao maior país do continente europeu, em 1812. Mesmo tendo mais do que o dobro de combatentes, o atraso do transporte dos alimentos e o inverno rigoroso da Rússia determinaram a derrota francesa.