adplus-dvertising

O que foi a Grande Marcha?

Índice

O que foi a Grande Marcha?

O que foi a Grande Marcha?

A Grande Marcha (chinês simplificado: 长征; pinyin: Chángzhēng) foi uma retirada dos squads do Partido Comunista Chinês, Exército de Libertação Popular, para fugir à perseguição do exército do Kuomintang.

Quais eram os objetivos da Grande Marcha?

Diferentemente do que o mito criado pelos fascistas diz, esse evento não foi organizado como uma revolução. O ato em si não foi organizado como se fosse um segredo revolucionário. O objetivo da marcha era único: pressionar a monarquia italiana para que Mussolini fosse transformado em primeiro-ministro.

O que causou a grande fome na China?

Após o lançamento de Reformas e Abertura, o Partido Comunista da China (PCC) declarou oficialmente em junho de 1981 que a fome se devia principalmente aos erros do Grande Salto Adiante e também da "Campanha Antidireitista" , além de alguns desastres naturais e da "ruptura sino-soviética".

Porque a China rompeu com a União Soviética?

Assim, Mao Tsé-tung começava a ver a China como a nova referência real do comunismo no mundo, que deveria abandonar uma União Soviética que traía a causa ideológica. Precisamente este crescente confronto ideológico levaria a União Soviética a cancelar o seu intuito de ajudar a China no seu projeto nuclear.

Qual o objetivo do Grande Salto?

  • Um dos objetivos era unir a produção agrícola e industrial, ao instalar equipamentos industriais em áreas rurais. Dessa forma, o Grande Salto pretendia superar a divisão entre campo e cidade, instituída pelo capitalismo desde sua gênese.

Quais foram as criações do Grande Salto?

  • Um das criações do Grande Salto foram as Comunas Populares. Elas iriam substituir as antigas cooperativas de produção agrícola, buscando suprimir os últimos resquícios de propriedade privada. As Comunas reuniam cerca de 20 mil a 30 mil pessoas, criando uma unidade social, agrícola, industrial, administrativa, cultural, médica e militar.

Como foi o fracasso do Grande Salto?

  • Com o fracasso inicial do Grande Salto, Mao decidiu mudar a orientação e assim surgiu as chamadas “Comunas Populares”. O objetivo era tornar mais eficiente o trabalho forçado. Ele mesmo disse que, ao concentrar os camponeses em um número menor de unidades — pouco mais de 26 mil em todo o país —, era “mais fácil controlar”.

Postagens relacionadas: