O que é a moral segundo Kant?
Índice
- O que é a moral segundo Kant?
- Quem foi Kant e o que ele defendia?
- Por que a moral segundo Kant é considerada a moral do dever?
- O que significa a palavra moral?
- O que é a moral para Sócrates?
- Será que iremos fazer a distinção entre o direito e a moral?
- Qual a fundamentação da moralidade?
- Por que a moral está ligada ao sujeito?
- Qual a origem do termo moral?

O que é a moral segundo Kant?
Ouça em voz altaPausar(KANT, 2004, p. 21). A moralidade é a relação das ações com autonomia da vontade, o que se exige para a autonomia é a liberdade – que não é agir sem nenhuma regra, mas ser capaz de seguir uma regra livremente imposta pela própria razão -.
Quem foi Kant e o que ele defendia?
Ouça em voz altaPausarImmanuel Kant (1724-1804) foi um filósofo alemão, fundador da “Filosofia Crítica” - sistema que procurou determinar os limites da razão humana. Sua obra é considerada a pedra angular da filosofia moderna.
Por que a moral segundo Kant é considerada a moral do dever?
Ouça em voz altaPausarEm Kant o dever é a necessidade de uma ação por respeito à lei. E uma ação por dever elimina todas as inclinações (todo o objeto da vontade), e, portanto, só resta à vontade obedecer à lei prática (baseada na máxima universal), pois trata-se de um princípio que está ligado à vontade.
O que significa a palavra moral?
Ouça em voz altaPausarNo campo da Filosofia, a moral é entendida como o “conjunto de valores, como a honestidade, a bondade, a virtude etc., considerados universalmente como norteadores das relações sociais e da conduta dos homens” (Dicionário Houaiss).
O que é a moral para Sócrates?
Ouça em voz altaPausarMoral. É a parte culminante da sua filosofia. Sócrates ensina a bem pensar para bem viver. O meio único de alcançar a felicidade ou semelhança com Deus, fim supremo do homem, é a prática da virtude.
Será que iremos fazer a distinção entre o direito e a moral?
- O que iremos fazer é uma distinção entre as características morais, jurídicas e dos costumes. Serão expostos conceitos do pensar do Direito através da Moral, no que tange ao fundamento conceitual daquele, tendo o imperativo categórico como mandamento (que será detalhado posteriormente também), através da vontade autônoma.
Qual a fundamentação da moralidade?
- Assim, o estudo do senso comum reconhece o moral através de uma fundamentação, que não pode ser, senão, filosófica, que resulta em uma razão prática pura. Após isso, neste trabalho, surge uma necessidade de comprovar que o Direito deriva em partes da moralidade, sendo que é necessário que ele possua todos os elementos desta moralidade.
Por que a moral está ligada ao sujeito?
- Geralmente, a moral é compreendida e analisada como algo puramente sociológico, ou seja, que não depende do sujeito. Nesta visão mais sociológica, acredita-se que ela pertence apenas à sociedade e a forma que ela constrói a moral. Porém, na visão filosófica, a moral também está ligada ao indivíduo.
Qual a origem do termo moral?
- Etimologicamente, o termo moral tem origem no latim morales, cujo significado é “relativo aos costumes”. São as regras definidas pela moral que regulam o modo de agir das pessoas. Toda vez que se fala em moral, é preciso pensar em coletividade.