Qual a importância da região da Palestina para os judeus?
Qual a importância da região da Palestina para os judeus?
A Palestina também é conhecida como Terra Santa, por ser um lugar sagrado para as três grandes religiões: o judaísmo, o cristianismo e o islamismo. É uma região importante para os judeus porque o antigo reino de Israel ficava lá e eles acreditam que Deus lhes havia prometido essa terra.
O que aconteceu com o povo hebreu após a morte de Salomão?
Após a morte de Salomão, houve a divisão política e religiosa das tribos e o fim da monarquia unificada. Os hebreus dividiram-se em Dez tribos do norte e formaram o Reino de Israel, liderados por Jerobaão. Após disputas internas, chegaram a um acordo em 878 a.C., com a escolha de Omri para rei.
Quando a Palestina foi conquistada pelos árabes?
- Com o surgimento do islã, no século 7 d.C., a Palestina foi ocupada pelos árabes e depois conquistada pelas cruzadas europeias. Em 1516, estabeleceu-se o domínio turco, que durou até a Primeira Guerra Mundial, quando o mandato britânico foi imposto.
Qual a história da Palestina?
- Já a Palestina (de Filistina – “terra dos Filisteus”) é uma região considerada histórica tanto pelos próprios palestinos quanto pelos judeus. Esses últimos ocuparam essa região há mais de quatro mil anos, que é considerada por eles como uma área sagrada: a Terra Prometida.
Quais são os territórios palestinos?
- Atualmente, os territórios palestinos reduzem-se a restritas áreas na Cisjordânia e também na Faixa de Gaza (ver mapa no final do texto), onde são comuns conflitos entre judeus e árabes.
Por que os estados árabes atacaram a Palestina?
- Tropas da Transjordânia, Egito, Síria, Líbano e Iraque atacaram o recém-criado Estado de Israel. Os estados árabes declararam o propósito de proclamar um "Estado Unido da Palestina" em todo o território em detrimento de um estado árabe e de um estado judaico.