adplus-dvertising

O que foram os Parangolé?

Índice

O que foram os Parangolé?

O que foram os Parangolé?

Os Parangolés, do artista brasileiro Hélio Oiticica, são um conjunto de obras que nasceram de “uma necessidade vital de desintelectualização, de desinibição intelectual, da necessidade de uma livre expressão”.

O que é Parangolé do artista Hélio Oiticica?

De acordo com Oiticica, o Parangolé é a incorporação do corpo na obra e da obra no corpo. Há aqui uma necessidade de “expressão-total”, onde espectador e obra não mais se distanciem na praticidade do diálogo, mas que seja esse diálogo aqui procurado pela participação por “atos” desse espectador.

Onde surgiu a antiarte?

O fenômeno Dada começou a tomar forma em Zurique, na Suíça. Depois se espalhou em algumas cidades europeias, como Berlim, Hanover e Colônia, na Alemanha; e Paris, na França. Também teve representatividade em Nova York, nos Estados Unidos, com Marcel Duchamp e Francis Picabia.

O que são Parangolés e como surgiram?

Os Parangolés, do artista brasileiro Hélio Oiticica, são um conjunto de obras que nasceram,como dito o artista, de "uma necessidade vital de desintelectualização, de desinibição intelectual, da necessidade de uma livre expressão".

Como eram feitos os Parangolés?

Os Parangolés são capas, estandartes e tendas feitos de variados materiais como plásticos, panos, esteiras, telas, cordas etc., revelados no movimento de quem o usa (OITICICA FILHO, 2011).

Como Hélio Oiticica se apropriou do nome Parangolé para sua obra?

"A partir da experiência com a dança, surge o parangolé, nome que Oiticica encontra em uma placa que identificava um abrigo improvisado, construído por um mendigo na rua, na qual se lia 'Aqui é o Parangolé'." As capas coloridas continuam a afirmar a importância da cor e do movimento na obra do artista.

Quem criou a antiarte?

Um dos principais idealizadores da margináliafoi Hélio Oiticica, que definiu em 1968 a anti-arte: uma arte experimental, fora dos padrões convencionais, superando os suportes clássicos do quadro e da escultura e invadindo o espaço para além de museus e de galerias.

Como foi descoberta a palavra dada e por quem?

A palavra Dada foi descoberta acidentalmente por Hugo Ball e por Tzara Tristan num dicionário alemão-francês. ... O Dadaísmo foi um movimento de negação. Tratava de negar totalmente a cultura, defendia o absurdo, a incoerência, a desordem, o caos.

O que são Parangolés é de que são feitos?

Os Parangolés são capas, faixas e bandeiras construídas com tecidos e plásticos, às vezes com frases políticas ou poéticas. Ao vestir, correr ou dançar com um Parangolé, a pessoa deixa de ser um espectador para se tornar parte da obra de arte.

Postagens relacionadas: