adplus-dvertising

O que foi o estilo rococó e sua importância para a arte brasileira no período colonial?

Índice

O que foi o estilo rococó e sua importância para a arte brasileira no período colonial?

O que foi o estilo rococó e sua importância para a arte brasileira no período colonial?

Ao contrário da forte religiosidade barroca, a pintura desse estilo valoriza a representação de ambientes luxuosos, parques, jardins e temáticas de cunho mundano. ... No Brasil, o rococó teve sua presença no mobiliário do século XVIII e foi corriqueiramente chamado de “estilo Dom João V”.

Qual a importância do rococó na arte brasileira?

A arte rococó refletia, portanto, os valores de uma sociedade fútil que buscava nas obras de arte algo que lhe desse prazer e a levasse a esquecer de seus problemas reais.

Qual a importância do estilo para a arte?

No âmbito da história da arte, o estilo é um objeto essencial de investigação. Seu conceito é usado para aglutinar seguidores de um artista (como a escola de Leonardo, de Cranach ou Rembrandt), o estilo de uma região (a Escola Boêmia) ou um momento histórico (Renascimento, barroco, etc).

Qual a importância do rococó no período colonial?

Resposta: O Rococó foi um estilo artístico francês que valorizou a vida aristocrática, a leveza e a harmonia, a decoração e a frivolidade. Marcou a transição entre o Barroco.

O que foi o Rococó no Brasil?

O rococó é um estilo artístico que começou na Europa no século XVIII, ele buscava se contrapor ao estilo do barroco. Esse tipo de arquitetura no Brasil pode ser vista em cidades como Minas Gerais, Belém e Pernambuco. ...

Como foi o Rococó no Brasil?

O Rococó chegou ao Brasil somente no século XIX, principalmente na arquitetura e na escultura, porém de maneira diferente da ocorrida na Europa, com características muito semelhantes ao Barroco.

Qual a importância do rococó?

O rococó deixa de lado os excessos de linhas retorcidas que expressam as emoções humanas e busca formas mais leves e delicadas. A arte do Rococó refletia os valores de uma sociedade fútil que buscava nas obras de arte algo que lhe desse prazer e a levasse a esquecer seus problemas reais.

O que é estilo para a arte?

No campo da arte, o estilo é cada movimento artístico (por exemplo, o estilo barroco) com as características que unificam ou distinguem uma obra artística de outra e um autor em relação a outro. ... Na música, um estilo é o carácter próprio que um músico dá às suas obras.

O que é estilo em uma obra de arte?

O estilo de uma obra de arte refere-se aos diferentes elementos visuais, técnicas e métodos. Geralmente corresponde a um movimento de arte ou a uma escola (grupo) à qual o seu autor está associado.

Quais são os materiais usados nas esculturas do Rococó?

  • Os principais materiais usados eram gesso, madeira e porcelana, este último especialmente para as esculturas de pequeno porte, utilizadas essencialmente como objetos decorativos. A representação do luxo, com elegância de delicadeza, é um traço bem típico das esculturas do Rococó.

Quais as caraterísticas da Arquitetura rococó?

  • 2) arquitetura:Características da arquitetura rococó leveza dos traços; suavidade e luminosidade das cores; linhas curvas; ausência de interferência religiosa em quase todos os lugares (o Brasil, é claro, é uma das exceções); Escultura:Linhas mais leves e suaves eram aplicadas em estátuas que serviam à decoração.

Quais os traços mais marcantes do estilo rococó?

  • Os traços mais marcantes do estilo Rococó são: era um estilo predominantemente decorativo. A pintura era mais voltada ao exercício da criatividade dos artistas e à representação do luxo, das festas e dos prazeres da vida humana.

Qual era o estilo arquitetônico barroco?

  • Nas regiões menos abastadas do país, onde não havia a produção de açúcar nem o ouro, o estilo arquitetônico barroco era mais simplificado. As igrejas não possuíam trabalhos tão elaborados, pois eram realizados por artistas menos experientes e renomados.

Postagens relacionadas: