adplus-dvertising

Onde aconteceu a Coluna Prestes?

Índice

Onde aconteceu a Coluna Prestes?

Onde aconteceu a Coluna Prestes?

A tropas paulistas foram incorporadas à Coluna em abril de 1925 em Foz do Iguaçu. No dia 12 de abril, Prestes se reuniu com Dias Lopes e Miguel Costa para formar a 1ª Divisão Revolucionária da Coluna Costa-Prestes.

Quais os princípios da Coluna Prestes?

  • Ideologicamente falando, os princípios defendidos pelos membros da Coluna Prestes alinhavam-se com os ideais tenentistas. As historiadoras Lilia Schwarcz e Heloisa Starling afirmam que os membros da Coluna Prestes “exigiam o voto secreto, a reforma do ensino público, a obrigatoriedade do ensino primário e a moralização da política.

Quais eram os objetivos da coluna?

  • Em suas marchas pelo país, os integrantes da coluna combatiam o governo do então presidente Arthur Bernardes e de seu sucessor, Washington Luís. Além disso, defendiam o voto secreto e a obrigatoriedade do ensino primário para toda a população, entre outros objetivos.

Qual a história da coluna?

  • Também conhecida como Coluna Miguel Costa-Prestes, a Coluna foi um movimento revoltoso organizado por tenentistas que percorreu o Brasil entre 19 combatendo as tropas dos governos de Artur Bernardes e Washington Luís durante a Primeira República.

Quando partiu a coluna para o Mato Grosso?

  • A coluna partiu para a Bahia, chegou ao Piauí e retornou à região Centro-Oeste até chegar ao Mato Grosso, em outubro de 1926. Nesse momento, os líderes da coluna tinham como opção lutar até o fim ou partir para o exílio. No ano seguinte, parte da coluna atravessou a região do Pantanal e exilou-se no Paraguai.

Postagens relacionadas: