O que foi estabelecido pelo Tratado de Matheus assinado em 1703 entre os governos português e britânico?
Índice
- O que foi estabelecido pelo Tratado de Matheus assinado em 1703 entre os governos português e britânico?
- Porque foi assinado o Tratado de Methuen?
- O que ficou estabelecido no Tratado de Methuen?
- O que foi tratado de Matos?
- Por que é possível considerar que o Tratado de Methuen 1703 assinado pelos governos de Portugal e Inglaterra acabou prejudicando a economia portuguesa?
O que foi estabelecido pelo Tratado de Matheus assinado em 1703 entre os governos português e britânico?
Ficou conhecido como Tratado de Methuen, ou tratado de Panos e Vinhos, um acordo entre Portugal e Inglaterra vigente entre 1703 e 1836 e que envolvia a troca entre os produtos têxteis ingleses e o vinho português.
Porque foi assinado o Tratado de Methuen?
O Tratado de Methuen previa acordos comerciais entre Portugal e Inglaterra, sobretudo em torno da compra e venda de tecidos e vinhos. Na passagem do século XVII para o século XVIII, Portugal estava recuperando-se da fase em que esteve sob dominação espanhola na chamada União Ibérica.
O que ficou estabelecido no Tratado de Methuen?
Assinado em Lisboa, a 27 de dezembro de 1703, estabelecia-se a livre entrada dos lanifícios ingleses em Portugal e uma redução nas tarifas impostas aos vinhos portugueses que entravam na Inglaterra, o que colocava os vinhos portugueses numa situação privilegiada em relação aos vinhos franceses.
O que foi tratado de Matos?
O Tratado de Methuen, que também ficou conhecido como o Tratado de Panos e Vinhos, refere-se a um acordo entre Portugal e Inglaterra para a permuta de produtos têxteis ingleses e vinhos portugueses no período de 17. Neste contexto, Portugal e Inglaterra abriram seus mercados para o comércio de importação.
Por que é possível considerar que o Tratado de Methuen 1703 assinado pelos governos de Portugal e Inglaterra acabou prejudicando a economia portuguesa?
O Tratado de Methuen ou Panos e Vinhos foi prejudicial aos portugueses, já que o tecido inglês era bem mais valioso e Portugal não produzia vinho o ano todo.