adplus-dvertising

Quais foram os princípios católicos reafirmados no Concílio de Trento?

Índice

Quais foram os princípios católicos reafirmados no Concílio de Trento?

Quais foram os princípios católicos reafirmados no Concílio de Trento?

O Concílio de Trento foi realizado na cidade de Trento, na Itália, entre 15. Neste Concílio foram reafirmados os dogmas de fé questionados pelos protestantes como os sete sacramentos, a autoridade papal, a salvação pelas obras, o culto aos santo, e muitos outros.

Quem buscou o Concilio de Trento?

  • O Concílio de Trento foi uma reação da Igreja Católica à Reforma Protestante, iniciada por Martinho Lutero na primeira metade do século XVI. Com o crescimento do protestantismo na Europa, a Igreja Católica buscou uma reação, que ficou conhecida historicamente como Contrarreforma. Dentro deste contexto, o Concilio de Trento buscou ...

Quais decisões foram tomadas pelo Concílio?

  • Muitas das decisões tomadas pela Igreja Católica foram no sentido de combater as ideias protestantes, muitas delas consideradas heréticas. Vários decretos disciplinares também foram aprovados pelo concílio, visando principalmente a moralidade e a adoção de medidas para melhorar o nível de instrução dos membros do clero (principalmente padres).

Quem levou o Concílio de Coimbra?

  • D. Frei João Soares, agostiniano, bispo de Coimbra, levou uma comitiva de umas 30 pessoas, sendo conhecido o seu teólogo António Leitão. A caminho do concílio morreu o teólogo dominicano Fr. João Pinheiro, vice-reitor da Universidade de Coimbra.

Quem foi o cardeal do Concílio?

  • Estiveram ainda no concílio os cardeais Cristoforo Madruzzo, bispo de Trento e Carlos Guise. O Papa enviou os núncios Commendone e Delfino aos príncipes protestantes do império reunidos em Naumburgo, e Martinengo à Inglaterra para convidar os protestantes a virem ao concílio.

Postagens relacionadas: