adplus-dvertising

Quais as consequências do cisma hebraico para os hebreus?

Índice

Quais as consequências do cisma hebraico para os hebreus?

Quais as consequências do cisma hebraico para os hebreus?

A disputa entre as tribos causou a separação dos hebreus em dois diferentes Estados. O Reino de Judá, formado pelas tribos de Benjamim e Judá, foi controlado por Roboão, filho do rei Salomão. As dez tribos restantes formaram o Reino de Israel, dominado por Jeroboão, com capital em Samaria.

O que foi o cisma na história dos hebreus?

O cisma hebraico foi um processo de divisão dos reinos de Israel e Judá, quando da morte do rei Salomão, responsável por manter a paz e a unidade dentre o povo hebreu. Desse cisma surgiram outras divisões e o fim da monarquia que havia sido unificada sob o governo de Saul.

Qual a causa principal do cisma?

  • A maioria dos autores tende a deixar de lado as diferenças religiosas para identificar a causa principal do cisma. Eles argumentam que era mais uma luta pelo poder, com a obediência a Roma como o centro dela. Desta forma, no leste não havia figura equivalente à do papa.

Qual a origem do Cisma do Oriente?

  • Esta ruptura ou dissensão ficou chamada como o Cisma do Oriente, ou o Grande Cisma, que originou a Igreja Ortodoxa ou Igreja Católica do Oriente, separando-se da igreja Católica do Ocidente, a romana.

Qual o significado da palavra “cisma”?

  • Do latim, a palavra “cisma” (schisma) significa dividir, partir, separar. Esse evento, também chamado de “ Grande Cisma do Oriente ”, marcou a diferença de interesses (políticos, culturais, sociais) entre as partes envolvidas, separando definitivamente a religião católica, sendo um dos mais significativos acontecimentos na história das religiões.

Qual a diferença entre Grande Cisma e Ocidente?

  • Nota: "Grande Cisma" redireciona para este artigo. Para o cisma no ocidente, veja Grande Cisma do Ocidente.

Postagens relacionadas: