adplus-dvertising

O que foi a União Ibérica e quais os principais desdobramentos desse processo para colônia portuguesa na América?

Índice

O que foi a União Ibérica e quais os principais desdobramentos desse processo para colônia portuguesa na América?

O que foi a União Ibérica e quais os principais desdobramentos desse processo para colônia portuguesa na América?

A União Ibérica foi o período (15) no qual Portugal ficou sob o controle do Rei da Espanha, pois houve uma sucessão de mortes reais em Portugal e havia um acordo entre os dois países que garantia que, caso um dos dois tronos ficassem sem herdeiros, o rei do outro o ocuparia.

O que foi a União Ibérica e seus desdobramentos?

A União Ibérica, que ocorreu entre 15, foi a unificação das Coroas espanhola e portuguesa a partir da crise sucessória do trono português. Essa crise de sucessão decretou o fim da Dinastia de Avis e coroou o rei Filipe II, da Espanha, como rei tanto de Portugal quanto da Espanha.

Qual foi a origem da União Ibérica?

  • A União Ibérica foi um período, na história de Portugal e Espanha, no qual essas duas nações — que na época, é claro, eram apenas reinos distintos — se tornaram uma só. É isso mesmo! E, claro, isso afetou diretamente o modo como as coisas funcionavam no Brasil.

Quando se deu a ocupação da colônia brasileira?

  • Tal processo de ocupação se deu quando a Espanha proibiu os comerciantes holandeses de participarem na produção e distribuição do açúcar brasileiro. Para facilitar a administração dos novos territórios coloniais, a Coroa Espanhola dividiu, em 1621, a colônia brasileira em duas unidades administrativas.

Por que a União Ibérica chegou ao fim?

  • Isso se deu, entre outras razões, por conta da eliminação dos limites impostos pelo Tratado de Tordesilhas, que possibilitaram maior interiorização do território brasileiro. A União Ibérica chegou ao fim após um episódio conhecido como Restauração Portuguesa, no qual os lusitanos retomaram o seu trono.

Quais foram as colônias criadas pela Espanha?

  • A primeira seria o Maranhão, com capital em São Luís; e a segunda o Brasil, com sede em Salvador. Assim foram criadas duas novas colônias e seus respectivos governadores estavam subordinados aos interesses da Espanha. O movimento de Restauração, de 1640, promoveu um conflito entre Portugal e Espanha que encerrou a chamada União Ibérica.

Postagens relacionadas: