O que foi a chamada revolução urbana?
O que foi a chamada revolução urbana?
Revolução urbana é a denominação da mudança na organização das sociedades após o desenvolvimento da atividade agrícola. O processo ocorreu ao longo da história nas diferentes partes do Planeta. O conceito de revolução urbana foi utilizado pela primeira vez pelo arqueólogo Gordon Childe (18).
Quais foram as transformações do período da Revolução Urbana?
- Entre estas mudanças e transformações, podemos citar a revolução urbana. As transformações ocorridas neste período foram de fundamental importância para o desenvolvimento humano, pois garantiu melhores condições de vida e menor dependência da natureza. Foi também a semente para o futuro surgimento dos estados organizados.
Que características seria necessárias para uma revolução urbana?
- Segundo Gordon Childe, seriam necessárias dez características de uma concentração populacional para que se configurasse a revolução urbana: Grande população e grande ocupação de um determinado território (cidades) Especialização integral e divisão avançada do trabalho
Qual foi o tipo de habitação mais comum na época da revolução urbana pré-histórica?
- - A palafita, casa de madeira construída nas margens de rios e lagos, foi o tipo de habitação mais comum nas cidades do período da revolução urbana pré-histórica. Outros tipos de habitação, embora menos comuns, foram as casas de pedra e as de tijolos feitos de barro. Ruínas de uma cidade da época da Revolução Urbana Pré-Histórica.
Qual foi a evolução urbana na pré-história?
- Revolução urbana na Pré-história: surgimento das cidades Introdução (o que foi) Por volta de 8.000 a.C. (durante o Neolítico), ocorreram mudanças significativas no modo do ser humano viver e se organizar, principalmente no continente europeu, no nordeste da África, na China e no Oriente Médio.