adplus-dvertising

Quais as características da terceira fase do modernismo?

Índice

Quais as características da terceira fase do modernismo?

Quais as características da terceira fase do modernismo?

Na literatura, a terceira fase é marcada pelo fim do verso livre, da paródia, da ironia, do poema-piada, entre outros. A poesia desta fase segue um modelo mais formal, com características neoparnasianas ou neo-simbolistas, com versos mais regrados, maior erudição com relação às palavras e uso de temas mais universais.

Quais são as características da terceira geração?

Características da terceira geração romântica

  • Erotismo.
  • Pecado.
  • Liberdade.
  • Abolicionismo.
  • Realidade social.
  • Negação do amor platônico.

Qual o nome da terceira fase do modernismo?

A 3ª fase do modernismo (19) surgiu durante a Guerra Fria e o governo JK, sendo conhecida como Geração de 45 e pós-modernismo.

Em que contexto ocorreu o modernismo terceira geração prosa?

Contexto Histórico O momento em que surge a terceira geração modernista no Brasil, é o período menos conturbado em relação às outras duas gerações. Ou seja, é a fase de redemocratização do país, visto que em 1945 termina o Estado Novo (1937-1945) que fora implementado pela ditadura de Getúlio Vargas.

Quais são as características da terceira geração moderna?

  • As principais características da terceira geração modernista são: Academicismo; Passadismo e retorno ao passado; Oposição à liberdade formal; Experimentações artísticas (ficção experimental); Realismo fantástico (contos fantásticos); Retorno à forma poética (valorização da métrica e da rima); Influência do Parnasianismo e Simbolismo;

Qual foi a 3a fase do modernismo?

  • Os Homens de Barro (1949); Auto de João da Cruz (1950); O Rico Avarento (1954); Auto da Compadecida (1955). A 3ª fase do modernismo revelou outros grandes escritores, tais como João Cabral de Melo Neto e Mário Quintana. Por Vania Ferreira.

Por que o modernismo está presente até os dias atuais?

  • Outros, ainda, afirmam que o modernismo está presente até os dias atuais. Os escritores desse período possuíam uma atitude mais formal, em oposição ao espírito radical, contestador e de liberdade desenvolvido na Semana de 1922.

Por que não se trata de modernismo?

  • Há, em meio à crítica literária, quem considere que, nessa geração, não mais se trata de Modernismo, denominando seus autores, por vezes, de pós-modernistas. Vê-se, de fato, nessa fase, um apuro e rigor formal menos afeito ao padrão estético instaurado pelos escritores de 22.

Postagens relacionadas: