Em que data o rei de Portugal recebeu a carta?
Em que data o rei de Portugal recebeu a carta?
Em 1º de maio de 1500, Pero Vaz de Caminha, escrivão da armada de Pedro Álvares Cabral, anunciou ao rei Dom Manuel, de Portugal, o descobrimento de novas terras em 22 de abril e as suas impressões sobre a terra e sua gente.
Por que a carta de Caminha foi redigida no Brasil?
- Importante notar que a Carta de Caminha é considerada o primeiro documento redigido no Brasil e, por esse motivo, é o marco literário do País. Ele faz parte da primeira manifestação literária pertencente ao movimento do Quinhentismo.
Qual a visão de Caminha sobre os desconhecidos?
- Mas, se no início da carta Caminha parece manter uma visão mais generosa sobre os desconhecidos, logo deixa escapar um ponto de vista profundamente ocidental e eurocêntrico ao acusar os índios de selvageria. Pero Vaz de Caminha narra detalhadamente o encontro do português com o nativo.
Qual a composição da Caminha?
- Sobre sua composição, foi escrita em sete folhas, cada qual dividida em quatro páginas. Da conotação fonética das marcas ortográficas, vale citar que Caminha reproduz o estilo de época típico dos textos portugueses até o século XV.
Qual a missão da Caminha?
- Caminha, oriundo de um país profundamente católico, deixa evidente na carta a missão moral e religiosa que os europeus supostamente teriam de catequizar os índios. Caberia aos portugueses a conversão do gentio. Com um olhar eurocêntrico, os navegadores acreditavam que o índio era como uma página em branco, sem qualquer tipo de crença: