O que foi a revolta Nika que ocorreu no Império Bizantino em 532 dC?
O que foi a revolta Nika que ocorreu no Império Bizantino em 532 dC?
A revolta de Nika foi um movimento contra o imperador Justiniano, provocada pelos seus inimigos políticos, os aristocratas legitimistas. Durou cerca de uma semana e entre seus motivos estava a fome, a falta de moradia e os altos impostos cobrados.
Quais os edifícios que foram destruídos durante a revolta Nika?
- Vários edifícios e monumentos foram destruídos nos oito dias que durou a revolta. Os revoltosos gritavam a palavra nika, que significa “vitória”, em grego. Por isso, o nome Revolta Nika.
Qual foi o motivo da revolta?
- Obviamente que o motivo da revolta não foi apenas uma corrida de cavalos. Havia uma insatisfação crescente contra os altos impostos que o Imperador cobrava da população, que eram utilizados para cobrir as despesas para manter as guerras e a vida luxuosa desfrutada pela corte de Justiniano.
Quem foi o líder da revolta na Bahia?
- A revolta levou esse nome por causa de Francisco Sabino, médico e jornalista que foi um dos líderes da Sabinada. Outro líder da revolta foi J oão Carneiro da Silva Rego, um advogado dono de muitas terras e escravos. João Carneiro, inclusive, foi nomeado para ser vice-presidente da república fundada na Bahia.