Que era a Rota da Seda?
Índice
Que era a Rota da Seda?
Criada para interligar o Oriente ao Ocidente — mais precisamente, a Ásia à Europa — a rota tinha como grande objetivo o estabelecimento de uma rede comercial entre os mercadores e de uma rede multi-cultural entre seus países membros. Nessa rede, a seda era o principal produto comercializado, daí o nome “Rota da Seda”.
O que foi a Rota da Seda que importância teve para a China?
As Rotas da Seda eram uma série de rotas interconectadas através do sul da Ásia e eram usadas no comércio da seda entre o Oriente e a Europa. ... A rota da seda continental se divide em rotas do sul e do norte, por causa de importantes centros comerciais que se encontram no norte e no sul da China.
Quem utilizava a Rota da Seda?
A Rota da Seda foi uma das primeiras redes de conexão entre o Oriente e o Ocidente, cruzava diversos povos e civilizações e era repleta de lendas e mitos. Fizeram parte desta histórica rota comercial grandes líderes como Alexandre, o Grande, Marco Polo e Genghis Khan.
Como os chineses aprenderam a fabricar seda?
- No passado remoto, os chineses aprenderam a fabricar seda a partir da fibra branca dos casulos dos bichos-da-seda. Só os chineses sabiam como fabricá-la e mantinham esse segredo muito bem guardado.
Quais são as rotas da seda contemporânea?
- Chegando a este ponto, divide-se em rotas que levam a Antioquia (na Anatólia meridional, banhada pelo Mediterrâneo) ou ao Egito e ao Norte da África. A última estrada de ferro conectada à rota da seda contemporânea foi completada em 1992, quando a via Almaty - Urunqui foi aberta.
Como a China espalhou sua influência na China?
- A China espalhou sua influência pelo continente asiático. A Rota da Seda atingiu até mesmo o Império Romano, interessado nos tecidos, trocando mercadorias com a China. Do Mar Mediterrâneo, as caravanas saíam de Antiquoia e Tiro, passando pela Mesopotâmia, Irã, Jurasão e Bactros, dirigindo-se para Samarcanda, e por fim à cidade chinesa de Kashgar.
Será que os Estados Unidos devem temer a China?
- Não se sabe se os Estados Unidos devem temer a China – seu poder é consolidado e apoiado por muitos países, ainda que desgastado. Não é de se negar que a Nova Rota da Seda é uma estratégia inteligente para impulsionar economicamente a China.