O que foi a quebra da bolsa de Nova York 1929?
Índice
- O que foi a quebra da bolsa de Nova York 1929?
- Quais são as consequências da crise na vida dos brasileiros?
- Quando ocorreu a crise da Bolsa de Valores de Nova York?
- Por que essas empresas possuíam ações na Bolsa de Valores de Nova York?
- Quem mandou que a bolsa de Valores de Nova York fechasse?
- Como o Brasil foi afetado pela crise de 1929?
O que foi a quebra da bolsa de Nova York 1929?
Em 24 outubro de 1929, uma quinta-feira, havia mais ações que compradores e o preço baixou vertiginosamente. Por isso, milhões de investidores norte-americanos que puseram seu dinheiro na Bolsa de Valores de Nova York faliram quando a “bolha de crédito” estourou. ... Assim, de 1929 até 1933, a crise só se agravou.
Quais são as consequências da crise na vida dos brasileiros?
Os impactos da crise de 1929 chegaram ao Brasil e o segmento mais afetado foi a produção de café, que era a principal fonte de exportação daquele período.
Quando ocorreu a crise da Bolsa de Valores de Nova York?
- Essa crise ocorreu nos meses de setembro e outubro de 1929, nos Estados Unidos, quando o valor das ações da Bolsa de Valores de Nova York (à qual a economia mundial estava integrada à época) despencou bruscamente, provocando a sua “quebra” ( crash ).
Por que essas empresas possuíam ações na Bolsa de Valores de Nova York?
- Grande parte destas empresas possuíam ações na Bolsa de Valores de Nova York e milhões de norte-americanos tinham investimentos nestas ações. Em outubro de 1929, percebendo a desvalorizando das ações de muitas empresas, houve uma correria de investidores que pretendiam vender suas ações.
Quem mandou que a bolsa de Valores de Nova York fechasse?
- No dia seguinte, na Casa Branca, o presidente mandou que a Bolsa de Valores de Nova York fechasse por uma semana. Então, ele literalmente empurrou para o Congresso a mais ampla reforma financeira já feita nos Estados Unidos. Essa política intervencionista foi chamada de New Deal.
Como o Brasil foi afetado pela crise de 1929?
- O Brasil também foi afetado pela Crise de 1929. O café, principal produto de exportação, tinha os Estados Unidos como seu maior comprador. Com a crise, os estadunidenses reduziram as compras e os estoques de café aumentaram, provocando a queda do preço.