O que foi a revolução Tupac Amaru?
Índice

O que foi a revolução Tupac Amaru?
Aconteceu entre os anos 17 e foi uma revolta de índios descendentes dos incas. Estes índios eram habitantes dos Andes e tentaram resistir por 40 anos ao invasor espanhol, porém em 1781, seu último chefe (Túpac Amaru I) foi capturado e executado pelo vice-rei do Peru, Francisco de Toledo.
Qual foi o resultado da rebelião de Tupac Amaru?
O resultado foi a fuga de muitos indígenas e a deserção de grandes fileiras do exército rebelde. Carta de Túpac Amaru escrita com seu sangue depois de ser torturado na prisão em Cuzco. Na noite de 5 de abril de 1781, ocorreu a batalha final, em Checacupe, em que milhares de indígenas foram massacrados.
Onde aconteceu rebelião de Tupac Amaru?
Dizendo ser descendente do lendário líder inca Túpac Amaru, conhecido por resistir ao início da dominação espanhola na América, Condorcanqui liderou uma insurreição indígena no Peru.
Qual era o objetivo de Tupac Amaru II?
As ideias de liberdade e luta por igualdade de direitos contribuíram para que Tupac Amaru projetasse uma rebelião contra a metrópole espanhola, organizando assim uma insurreição indígena no Peru, contando também com apoio da elite de criollos (colonos residentes no local) e dos mestiços desse país.
O que foi o movimento Comunero 1781?
Foi quando, em 1781, um movimento organizado pela população do Vice-Reinado de Nova Granada tentou dar fim a dominação espanhola na região. Contando com o apoio de amplos setores daquela sociedade colonial, este movimento contou com o auxílio de índios, mestiços e criollos (filhos de espanhóis nascidos na América).
Porque José Gabriel mudou seu nome para Tupac Amaru?
Procurando unir o povo à sua volta mudou de nome para Tupac Amaru, símbolo da resistência dos Índios aos conquistadores europeus.
Qual foi o resultado do movimento Comunero?
Entre junho e outubro de 1781, a revolta se polarizou entre as camadas populares contra as autoridades espanholas e as elites criollas. No fim deste período Galán foi preso e, no ano seguinte, condenado à forca.