adplus-dvertising

O que foi a nuvem de cogumelo vista na explosão no Líbano?

Índice

O que foi a nuvem de cogumelo vista na explosão no Líbano?

O que foi a nuvem de cogumelo vista na explosão no Líbano?

Forma-se o que se chama de nuvem Wilson. Essa rarefação resulta em um resfriamento temporário dessa parcela do ar, o que causa uma condensação de parte do vapor de água nele contido. Quando a pressão e a temperatura retornam ao normal, a nuvem Wilson se dissipa.

Como funciona nuvem de cogumelo é onda de choque que atingiram Beirute?

A onda de choque causa uma rarefação do ar ao redor da explosão, que resfria temporariamente o ar e condensa o vapor de água nele contido, formando a nuvem em forma de cogumelo. Quando a pressão e a temperatura voltam ao normal, a nuvem se dissipa.

Como funciona a onda de choque que devastou a zona portuária de Beirute?

Resposta: Vale destacar que na explosão de Beirute não houve liberação de radiação, somente calor, que expandiu os gases formados— o que provocou a onda de ar que destruiu prédios e janelas em um raio de até 5 quilômetros e pode ser ouvida a 240 quilômetros de distância, na ilha do Chipre.

O que tinha na explosão de Beirute?

Uma explosão na região portuária de Beirute deixou mais de 100 mortos e cerca de 4 mil feridos nesta terça-feira (4), segundo a contagem oficial do governo do Líbano e da Cruz Vermelha. A suspeita é que a explosão tenha partido de um armazém que guardava nitrato de amônio, um tipo de fertilizante.

Por que a explosão ocorreu no Líbano?

  • Ao contrário do que muitos podem pensar, a explosão ocorrida no Líbano não se deu pelo fato de o nitrato de amônio ser inflamável, segundo o especialista. "A explosão é um caso de reação química totalmente descontrolada", destaca Hector Alexandre. Na verdade, o nitrato de amônio é um comburente e pode potencializar uma combustão.

Como foi a explosão do cogumelo?

  • Conforme mostram vídeos e fotos que correram o mundo, a explosão produziu uma enorme nuvem em formato de cogumelo e, depois, provocou enorme destruição na cidade, com incêndios, prédios balançando e vidros e carros quebrados a dezenas de metros do local. Aparentemente, diversos edifícios sofreram danos estruturais.

Por que a Cruz Vermelha no Líbano?

  • A Cruz Vermelha no Líbano, por sua vez, disse que está recebendo milhares de chamadas em seu número de emergência e pediu para que apenas telefonem em casos graves. A explosão ocorre em um país com contexto já delicado, incluindo a pior crise econômica desde a guerra civil de 1975-1990.

Por que os EUA estão prontos para ajudar o Líbano?

  • O líder da Casa Branca prestou condolências às vítimas e disse que os EUA estão prontos para ajudar o Líbano. A explosão destruiu grande parte de um porto e danificou edifícios em toda a capital libanesa. Pelo menos 70 pessoas morreram e mais de 3 mil ficaram feridas, de acordo com as autoridades locais.

Postagens relacionadas: