O que foi a Bienal de 1951?
Índice
- O que foi a Bienal de 1951?
- Como funciona a Bienal Internacional de Arte de São Paulo?
- Quais as bienais de arte que ocorrem aqui no Brasil?
- O que visava promover a 1ª Bienal?
- Como foi realizada a primeira edição da Bienal de São Paulo?
- Quem foi a 3a Bienal de São Paulo?
- Quando ocorreu a 27a Bienal de São Paulo?
- Quando ocorreu a primeira edição da Bienal Internacional de Arte Moderna de São Paulo?

O que foi a Bienal de 1951?
A Bienal Internacional de São Paulo, criada pelo empresário Francisco Matarazzo Sobrinho (1892-1977) - conhecido por Ciccillo Matarazzo -, em 1951, é a primeira exposição de arte moderna de grande porte realizada fora dos centros culturais europeus e norte-americanos.
Como funciona a Bienal Internacional de Arte de São Paulo?
A Bienal de São Paulo (antiga Bienal Internacional de Arte de São Paulo) é uma exposição de artes que ocorre a cada dois anos na cidade de São Paulo, desde 1951. É considerada um dos três principais eventos do circuito artístico internacional, junto à Bienal de Veneza e Documenta de Kassel.
Quais as bienais de arte que ocorrem aqui no Brasil?
Resposta: A Bienal de São Paulo (antiga Bienal Internacional de Arte de São Paulo) é uma exposição de artes que ocorre a cada dois anos na cidade de São Paulo, desde 1951. É considerada um dos três principais eventos do circuito artistico internacional, junto à Bienal de Veneza e Documenta de Kassel.
O que visava promover a 1ª Bienal?
"Por sua própria definição a Bienal deveria cumprir duas tarefas principais: colocar a arte moderna do Brasil, não em simples confronto, mas em vivo contato com a arte do resto do mundo, ao mesmo tempo que para São Paulo se buscaria conquistar a posição de centro artístico mundial.
Como foi realizada a primeira edição da Bienal de São Paulo?
- A primeira edição da Bienal foi realizada pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP) em um pavilhão provisório localizado na Esplanada do Trianon, na região da Avenida Paulista. Na edição, o primeiro Aparelho cinecromático (1949) de Abraham Palatnik foi recusado por não se encaixar nas categorias previstas.
Quem foi a 3a Bienal de São Paulo?
- 3a Bienal de São Paulo (1955) Ao alcançar seu objetivo e consolidar-se como evento de arte de relevância no cenário mundial, a 3ª Bienal teve como destaque as obras dos muralistas mexicanos Diego Rivera (1886-1957), José Clemente Orozco (1883-1949) e David Alfaro Siqueiros (1896-1974).
Quando ocorreu a 27a Bienal de São Paulo?
- 27ª Bienal de São Paulo, 2006. A primeira Bienal de São Paulo ocorreu em 1951 devido aos esforços do empresário e mecenas Francisco Matarazzo Sobrinho (18) (conhecido como Ciccillo Matarazzo) e de sua esposa Yolanda Penteado. A segunda edição (1953) ficou famosa por trazer ao Brasil a até então inédita no país Guernica, de Pablo Picasso.
Quando ocorreu a primeira edição da Bienal Internacional de Arte Moderna de São Paulo?
- No ano de 1951 entre os dias 20 de outubro e 23 de dezembro foi sediada em São Paulo a primeira edição da Bienal Internacional de Arte de São Paulo, realizada pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP) em um pavilhão provisório localizado na Esplanada do Trianon, na região da Avenida Paulista.