adplus-dvertising

O que é a política pombalina?

Índice

O que é a política pombalina?

O que é a política pombalina?

Sob o governo de pombal, foi estabelecido algumas reformas na metrópole e na colônia portuguesa. No campo político era o de fortalecer a figura do rei, inspirado no absolutismo esclarecido de Luís XIV, e para isso procurou: fortalecer o mercantilismo e, por outro lado, enfraquecer a nobreza e o clero (regalismo).

Como foi possível a ascensão da política pombalina sobre a corte portuguesa?

Nessa época, os portugueses sofriam com a dependência econômica em relação à Inglaterra, a perda de áreas coloniais e a queda da exploração aurífera no Brasil. Buscando ampliar os lucros retirados da exploração colonial em terras brasileiras, Pombal resolveu instituir a cobrança anual de 1500 quilos de ouro.

Qual a influência de Pombal na política brasileira?

  • Cessava sua influência na política, sobretudo no sistema de educação. O objetivo de Pombal era controlar os jesuítas e até mesmo a Igreja Católica no Brasil. As divisões do território brasileiro em Capitanias Hereditárias, criados logo após o descobrimento do país, foram eliminadas através de um decreto em 1759.

Como surgiu a intervenção política de Pombal?

  • A intervenção política “esclarecida” de Pombal surgiu no momento em que Portugal enfrentava sérios problemas econômicos. A Coroa lusitana tinha perdido diversas de suas possessões no continente asiático e sofria com as imposições do Tratado de Methuen, assinado junto à Inglaterra, em 1703.

Como foi o governo do Marquês de Pombal?

  • Influenciado pelo Iluminismo, o governo do Marquês de Pombal foi um governo caracterizado pelas chamadas Reformas Pombalinas. O Marquês de Pombal esforçou-se para tornar Portugal economicamente independente da Inglaterra. Desta maneira:

Que mudanças trouxe o governo de Pombal para o Brasil?

  • No Brasil, o governo de Pombal trouxe as seguintes mudanças: Nomeação do Rio de Janeiro como nova capital da colônia – em substituição a Salvador; Expulsão dos jesuítas. Essas reformas impactaram diretamente na produção e no controle da atividade mineradora do Brasil e seria uma das causas da Inconfidência Mineira.

Postagens relacionadas: