O que foi a poesia Ultrarromântica?
Índice
- O que foi a poesia Ultrarromântica?
- O que foi o Ultrarromantismo português?
- Quais os representantes do Ultrarromantismo brasileiro?
- O que é a poesia Condoreira?
- O que é a poesia indianista?
- O que foi o mal do século no romantismo no Brasil?
- São representantes do Ultrarromantismo?
- É o nome mais importante do Ultrarromantismo brasileiro?
- Qual a tendência da literatura romântica?
- Quais são os traços do ultraromantismo em Portugal?
- Quais são os autores da segunda geração romântica portuguesa?
- Quais são as principais características do ultrarromantismo?

O que foi a poesia Ultrarromântica?
O Ultrarromantismo é uma corrente da escola literária do Romantismo em que as obras caracterizam-se pela melancolia, escapismo (fuga da realidade) e gosto pelo mórbido. Esse sentimento negativo que gira em torno do movimento ultrarromântico é chamado de “mal do século”.
O que foi o Ultrarromantismo português?
O ultrarromantismo é uma corrente do Romantismo. No Brasil, foi marcado pela melancolia e pelo gosto de temas mórbidos. Por sua temática soturna, essa geração foi chamada de Geração Mal do século.
Quais os representantes do Ultrarromantismo brasileiro?
No Brasil
- Álvares de Azevedo (1831–1852)
- Junqueira Freire (1832–1855)
- Fagundes Varela (1841–1875)
- Casimiro de Abreu (1839–1860)
- Aureliano Lessa (1828–1861)
- Pedro de Calasans (1837–1874)
- Laurindo Rabelo (1826–1864)
O que é a poesia Condoreira?
O Condoreirismo é o nome atribuído à terceira geração da poesia romântica, a qual utiliza a produção literária como instrumento de denúncia às injustiças sociais, sobretudo a escravidão. Condoreirismo é o nome atribuído à terceira e última geração da poesia romântica e abordou vertentes sociais e abolicionistas.
O que é a poesia indianista?
Na literatura brasileira, indianismo é o termo que faz referência à idealização do indígena, por vezes retratado como um mítico herói nacional. Foi uma das peculiaridades do romantismo no Brasil e que também possui uma extensão, menor que seja, nas artes plásticas brasileiras durante o século XIX.
O que foi o mal do século no romantismo no Brasil?
A segunda geração romântica no Brasil é o período que corresponde de 18. Denominada “Ultrarromântica” ou a Geração “Mal do Século” os principais temas dessa fase são: morte, amor não correspondido, tédio, insatisfação, pessimismo. ... Por isso, essa geração ficou conhecida também por “Geração Byroniana”.
São representantes do Ultrarromantismo?
Os principais autores do Ultrarromantismo são:
- Goethe.
- Novalis.
- Lord Byron.
- Mary Shelley.
- Álvares de Azevedo.
- Casimiro de Abreu.
É o nome mais importante do Ultrarromantismo brasileiro?
Ultrarromantismo brasileiro Alvares de Azevedo fora certamente o nome que mais se sobressaiu nesse período. Publicou uma das mais importantes obras do gótico brasileiro, Noite na Taverna de 1855. A obra narrativa é considerada um romance híbrido. Traz toda a atmosfera mórbida da época.
Qual a tendência da literatura romântica?
- Uma das tendências da literatura romântica é o Ultrarromantismo, marcado pelo exagero sentimental, o egocentrismo e, em muitos casos, o pessimismo diante da existência. Os principais autores dessa vertente são Goethe, Novalis, Lord Byron, Mary Shelley, Álvares de Azevedo e Casimiro de Abreu.
Quais são os traços do ultraromantismo em Portugal?
- Em algumas obras de Almeida Garrett e de Alexandre Herculano é já possível detectar alguns traços de ultra-romantismo, apesar de serem dois dos introdutores do romantismo em Portugal.
Quais são os autores da segunda geração romântica portuguesa?
- O Spleen é um termo em inglês muito utilizado na literatura romântica, que significa o tédio, a insatisfação, o desencanto e a melancolia, características marcantes dessa fase. Os principais autores da segunda geração romântica portuguesa são: Camilo Castelo Branco (1825-1890) e Soares Passos (1826-1860).
Quais são as principais características do ultrarromantismo?
- III. As principais características do Ultrarromantismo são o subjetivismo, o egocentrismo e o sentimentalismo, aspectos que distanciavam os ultrarromânticos dos poetas da primeira geração do Romantismo. IV. O Ultrarromantismo aprofunda a narração de costumes contemporâneos, refletindo o ideal positivista de dissecar o comportamento humano.