Quem fazia as músicas profanas?
Índice
- Quem fazia as músicas profanas?
- Qual a origem da música sacra?
- Qual o papel dos Menestréis na história da música?
- Qual a característica da música no período renascentista?
- Qual a diferença de música sacra e profana?
- Qual a importância da letra na música secular?
- Quem é o maior representante da música barroca?
- Como a música é produzida e reproduzida?
- Quando surgiu a música renascentista na França?

Quem fazia as músicas profanas?
Uma tradição de trovadores nobres e comuns, os Troubadours, escrevendo em provençal, os Trouvères do Norte da França, e, mais tarde, os Minnesänger da Alemanha – legou-nos pouco mais que duas mil canções, o que corresponderia em duração ao conjunto de cantatas de Bach, por exemplo.
Qual a origem da música sacra?
Os pesquisadores divergem a respeito do que seja realmente a música sacra. ... A expressão foi criada pela primeira vez durante a Idade Média, quando se decidiu que deveria haver uma teoria musical distinta para a música das missas e a música do culto, e tem em sua forma mais antiga o canto gregoriano.
Qual o papel dos Menestréis na história da música?
O menestrel exercia, predominantemente, as funções de músico e cantor. Podia ficar vinculado a uma corte ou viajar de cidade a cidade, ora exercendo o seu mister junto aos fidalgos, ora em meio ao povo rude.
Qual a característica da música no período renascentista?
Música baseada em modos. Textura mais rica, com quatro ou mais partes melódicas independentes sendo executadas simultaneamente. Essas linhas melódicas entrelaçadas, um estilo chamado polifonia, é uma das características que definem a música renascentista.
Qual a diferença de música sacra e profana?
Música sacra é a música religiosa, como a de Roberto Carlos "Jesus Cristo eu estou aqui" e a profana é a oposição da música sacra, a música profana teve destaque com a perda de poder da igreja católica na idade média.
Qual a importância da letra na música secular?
- A letra era, na época, o grande destaque da música secular, já que as letras eram feitas para que pessoas comuns pudessem cantar juntas (mais uma vez, em oposição à música sacra). A secularização da música somente cresceu a partir daí, durante a Idade Moderna e a Idade Contemporânea.
Quem é o maior representante da música barroca?
- Na Itália, o compositor “Antonio Vivaldi” chega ao auge com suas obras barrocas, e na Inglaterra, “Haëndel” compõe vários gêneros de música, se dedicando ainda aos “oratórios” com brilhantismo. Na Alemanha, “Johann Sebastian Bach” torna-se o maior representante da música barroca.
Como a música é produzida e reproduzida?
- A música, ao ser produzida e/ou reproduzida, é influenciada diretamente pela organização sociocultural e econômica local, contando ainda com as características climáticas e o acesso tecnológico que envolvem toda a relação com a linguagem musical.
Quando surgiu a música renascentista na França?
- Após a música renascentista, no século XVII, surgiu a “Música Barroca” e teve seu esplendor por todo o século XVIII. Era uma música de conteúdo dramático e muito elaborado. Neste período estava surgindo a ópera musical. Na França os principais compositores de ópera eram Lully, que trabalhava para Luis XIV, e Rameau.