O que é a expansão marítima europeia?

O que é a expansão marítima europeia?
Entre os séculos XV e XVIII os europeus iniciaram um grande empreendimento marítimo que ficou conhecido como expansão marítima europeia. ... Esse evento marítimo expansionista dos europeus em busca das relações comerciais culminou ainda na descoberta de vários territórios, inclusive do território brasileiro.
Quais foram os antecedentes da expansão marítima?
Fatores para a Expansão Marítima Formação do Estado Nacional e a centralização política: as Grandes Navegações só foram possíveis com a centralização do poder político, pois fazia-se necessária uma complexa estrutura material de navios, armas, homens, recursos financeiros.
Qual a história da expansão marítima?
- Expansão Marítima Europeia. Expansão Marítima ou Grandes Navegações A Expansão Marítima Europeia foi um dos maiores feitos realizados pela humanidade, a superação dos perigos reais e imaginários e a transposição dos oceanos promoveram a partir do século XV, uma intensa globalização.
Qual a posição central da expansão marítima?
- As grandes navegações durante a Expansão Marítima Europeia dependiam de uma posição central. Isso porque, quanto mais bem localizado era o país, mais fácil era para que o comércio marítimo ocorresse. Sendo assim, Portugal foi o primeiro país a realizar a expansão marítima.
Qual o fator fundamental para a expansão marítima?
- Outro fator fundamental para a realização da expansão marítima foi o fato de que, ainda na Baixa Idade Média, acontece a formação de Portugal e a formação da Espanha, importantes monarquias nacionais que centralizaram o poder no Estado. Essas nações proporcionaram recursos humanos e financeiros suficientes para a expansão.
Qual a origem das expansões marítimas tardias?
- Em seguida, Holanda e Inglaterra inauguraram as expansões marítimas tardias, durante o século XVII. É na busca pelas rotas até a Índia que a Espanha acaba por descobrir a América; e Portugal, por chegar ao Brasil. Até o final do Século XVI, tanto Portugal quanto Espanha continuaram a explorar os oceanos e a colonizar territórios.