O que foi a Belle Époque em Belém e Manaus?
Índice
- O que foi a Belle Époque em Belém e Manaus?
- Quais os apelidos que Belém recebeu durante a Belle Époque?
- Qual era a principal economia de Manaus na Belle Époque?
- Foi considerada uma era de ouro da beleza?
- Qual foi o símbolo máximo da Belle Époque em Fortaleza?
- Como era o clima de paz durante a Belle Époque?

O que foi a Belle Époque em Belém e Manaus?
Era uma cidade moderna, de padrões europeus, com cerca de 50 mil habitantes na época. A influência europeia logo apareceu em Manaus e Belém, na arquitetura das construções e no modo de vida, fazendo do final do século XIX e começo do século XX a melhor fase econômica vivida por ambas cidades.
Quais os apelidos que Belém recebeu durante a Belle Époque?
Impulsionada pelo auge (e pelo dinheiro) do ciclo da borracha, a cidade vivia a sua "belle époque" e ganhava apelidos como "Paris tropical".
Qual era a principal economia de Manaus na Belle Époque?
Ciclo da Borracha. O acervo histórico de Manaus, como já foi dito, é uma herança do Ciclo da Borracha, o produto oriundo do látex, extraído da seringueira, que colocou a maior cidade do Norte do país na mira mundial – de 18, o Estado do Amazonas dominou o mercado da borracha.
Foi considerada uma era de ouro da beleza?
A Belle Époque (bela época em francês) começou no final do século XIX (1871) e durou até a eclosão da primeira guerra mundial em 1914. Foi considerada uma era de ouro da beleza, inovação e paz entre os países europeus e suas influências se espalharam pelo mundo chegando até a Amazônia.
Qual foi o símbolo máximo da Belle Époque em Fortaleza?
Foram criadas também as grandes avenidas e dado um novo direcionamento urbano. O Passeio Público, por exemplo, é um dos símbolos da “Belle Époque” de Fortaleza, caracterizada pelos desfiles elegantes. Embora na Europa, essa fase tenha terminado com a I Guerra Mundial, aqui, o período se estendeu até os anos 1920.
Como era o clima de paz durante a Belle Époque?
Seu início praticamente coincide com a instauração da Terceira República Francesa (início 1870), um período caracterizado pelo otimismo, a paz regional e prosperidade econômica, além de inovações culturais, científicas e tecnológicas. No clima do período, especialmente em Paris, as artes floresceram.