adplus-dvertising

O que foi o movimento iconoclasta ocorrido no Império Bizantino?

Índice

O que foi o movimento iconoclasta ocorrido no Império Bizantino?

O que foi o movimento iconoclasta ocorrido no Império Bizantino?

Designa-se por movimento iconoclasta o movimento político-religioso do império Bizantino contra a veneração de ícones, iniciado em 730 pelo imperador Leão III (r. 717-741) que proibiu a veneração de ícones. Foram destruídas milhares de obras de arte.

O que são os iconoclastas?

Iconoclasta é nome dado ao membro do movimento de contestação à veneração de ícones religiosos que surgiu no século VIII denominado Iconoclastia. O termo iconoclastia significa literalmente “quebrador de imagem” e tem origem no grego eikon (ícone ou imagem) e klastein (quebrar).

O que era o monofisismo e a iconoclastia?

Durante o período de ruptura, a existência de heresias no Império Bizantino foi motivo de grande incômodo, as principais foram a iconoclastia e o monofisismo. O monofisismo foi uma doutrina que surgiu no século V, na escola Teológica de Alexandria, que na verdade, era um movimento e não um local.

Quem eram os iconoclastas E o que eles fizeram?

Foi tambem um movimento político-religioso contra a veneração de ícones e imagens religiosas no Império Bizantino que começou no início do século VIII e perdurou até ao século IX. Os iconoclastas acreditavam que as imagens sacras seriam ídolos, e a veneração e o culto de ícones por consequência, idolatria.

Quais os principais fatores que levaram à queda do Império Bizantino?

Entre os fatores estão conflitos políticos, disputas religiosas, crise econômica, invasão eslava, expansão islâmica e, por fim, a queda de Constantinopla.

Qual o significado da palavra iconoclastia?

  • Em referência a indivíduos ou eventos, o termo iconoclasta se refere ao desrespeito ou destruição de tradições, crenças, imagens ou símbolos, normalmente ligados a um contexto religioso. A palavra iconoclastia vem da língua grega e tem como tradução literal “quebrador de imagens”.

Como foi a destruição dos iconoclastas?

  • Em 730, o imperador Leão III, o Isauro proibiu a veneração de ícones. O resultado foi a destruição de milhares de ícones pelos iconoclastas, bem como mosaicos, afrescos, estátuas de santos, pinturas, ornamentos nos altares de igrejas, livros com gravuras e inumeráveis obras de arte.

Qual a origem do movimento iconoclasta?

  • Entre elas estavam estátuas e ornamentos de santos em igrejas, além de mosaicos, afrescos, e outras obras de arte desse seguimento. Contudo, um dos principais motivos que levaram ao nascimento do movimento iconoclasta foi a ligação com o judaísmo e com o islamismo.

Que tipo de imagem era destruída no Império Bizantino?

  • Mas que tipo de imagem era destruída no período em questão do Império Bizantino? Imagens que representavam as principais personalidades do cristianismo, a começar pelo próprio Cristo, seguido pela Virgem Maria, apóstolos, santos, mártires e anjos. E por que tais imagens religiosas passaram a ser destruídas? É o que responderemos no próximo tópico.

Postagens relacionadas: