O que foi o Lenin?

O que foi o Lenin?
Vladimir Ilyich Ulianov, mais conhecido pelo pseudônimo Lenin ou Lenine (Simbirsk, 22 de abril de 1870 – Gorki, 21 de janeiro de 1924), foi um revolucionário comunista, político e teórico político russo que serviu como chefe de governo da Rússia Soviética de 19 e da União Soviética de 1922 até sua morte.
O que é correto afirmar sobre a revolução russa?
Os bolcheviques eram a facção que defendia uma revolução moderada, de caráter liberal, ao lado do Czar. ... A eclosão da Revolução de 1917 foi responsável pela derrota dos países aliados e pelo fim da Primeira Guerra Mundial.
Quem Foilenin?
Lênin foi um político e revolucionário russo, propagador da ideologia comunista. Foi um dos fundadores da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), da qual se tornou o primeiro chefe de Estado. ... Pertencia a uma família de classe média alta e desde cedo teve contato com as ideologias políticas.
Quando começou a Revolução Russa?
- A Revolução Russa iniciou-se em fevereiro de 1917 quando a população de São Petersburgo saiu às ruas contra o czar Nicolau II, pedindo melhorias nas condições de vida, de trabalho e de alimentação, bem como a retirada das tropas russas da I Guerra Mundial.
Como a Rússia sofreu com a 1a Guerra Mundial?
- Recém-industrializada e sofrendo com a 1ª Guerra Mundial, a Rússia tinha uma grande massa de operários e camponeses trabalhando muito e ganhando pouco. Além disso, o governo absolutista do czar Nicolau II desagradava o povo, que queria uma liderança menos opressiva e mais democrática.
Qual foi a guerra civil na Rússia?
- A Guerra Civil na Rússia envolveu, de um lado, o Exército Vermelho, organizado pelo dirigente comunista Leon Trotsky, e o chamado Exército Branco, formado por forças monarquistas apoiadas por diversos exércitos estrangeiros e opositores do novo regime comunista.
Quantos russos morreram na guerra russa?
- Durante cerca de três anos, um grande número de russos morreu em combate, até que, em 1921, o Exército Vermelho conquista a vitória definitiva. No entanto, a situação social na Rússia após anos de guerra era crítica. Além disso, a vitória de revoluções socialistas em outros países, como era esperado pelos bolcheviques, não aconteceu.