O que foi a aristocracia espartana Brainly?
Índice
- O que foi a aristocracia espartana Brainly?
- O que é espartano de aristocracia?
- Por que Afirma-se que Esparta era uma aristocracia?
- O que era a aristocracia ateniense?
- Como era a aristocracia em Atenas?
- Qual a principal virtude dos espartanos?
- O que caracteriza a educação espartana?
- Qual foi a origem da política espartana?
- Qual a nova forma de aristocracia?
- Quando começou a sociedade espartana?
- Qual a nova forma de aristocracia em Atenas?

O que foi a aristocracia espartana Brainly?
Um exemplo de estado governado pela aristocracia é a antiga cidade-estado de Esparta, que, durante toda a sua história, foi governada pela aristocracia latifundiária guerreira. O Imperador Alexandre, O Grande, foi discípulo de Aristóteles.
O que é espartano de aristocracia?
Esparciatas ou espartanos – principal grupo na hierarquia social, os espartanos eram descendentes dos dórios e formavam a aristocracia da cidade, ou seja, eram os grandes proprietários de terras. Exerciam as funções administrativas e militares na cidade-estado.
Por que Afirma-se que Esparta era uma aristocracia?
A aristocracia espartana organizou a sociedade basicamente em torno de dois objetivos: formar os mais adestrados e disciplinados soldados e, ao mesmo tempo, criar mecanismos que garantissem o máximo de coesão e solidariedade entre eles.
O que era a aristocracia ateniense?
Aristocracia para a filosofia Na Grécia Antiga, a aristocracia surgiu como um modo de governar baseado na entrega do poder político aos mais aptos, que, na visão predominante na Grécia Arcaica (séculos VIII a.C. a VI a.C.), eram os grandes proprietários de terras.
Como era a aristocracia em Atenas?
Na aristocracia grega, eram os nobres que eram proprietários do solo e tinham consigo os poderes políticos e judiciários. Escravos, servos, trabalhadores livres eram excluídos da participação desses campos. ... Em Atenas, por exemplo, a aristocracia fundiária via a terra como um lugar nobre e de grande status.
Qual a principal virtude dos espartanos?
O exército espartano era a força militar de Esparta, uma das principais cidades-estado da Grécia Antiga. O exército ocupava o centro do Estado espartano, cuja obrigação primordial de seus cidadãos era "serem bons soldados".
O que caracteriza a educação espartana?
A educação em Esparta era pública e obrigatória. A criança espartana era entregue ao Estado logo após completar sete anos de idade. A educação era direcionada pela ideologia militarista, em que a prioridade era a formação de bons guerreiros.
Qual foi a origem da política espartana?
- Acredita-se que essa estrutura social rígida assim como o sistema político espartano tenham sido elaborados, por volta do século VIII a.C., por um legislador mítico chamado Licurgo. A política espartana também era uma estrutura rígida, e, como vimos, acredita-se ter sido formulada por Licurgo.
Qual a nova forma de aristocracia?
- Com a contestação dessa forma de governo, instaurou-se outra chamada de tirania, por ser ilegítima. Uma nova forma de aristocracia foi ressuscitada em Atenas, mas manteve o privilégio do poder político a quem possuísse terras — é chamada de aristocracia agrária.
Quando começou a sociedade espartana?
- Observe que, a sociedade espartana já havia se tornado uma potência grega em torno de 520 a.C., quando dominava a Liga do Peloponeso. Foi nessa época que começaram os atritos com Atenas. Em 510 a.C., Cleômenes de Esparta tenta vencer os atenienses, mas é derrotado.
Qual a nova forma de aristocracia em Atenas?
- Uma nova forma de aristocracia foi ressuscitada em Atenas, mas manteve o privilégio do poder político a quem possuísse terras — é chamada de aristocracia agrária. Esparta ainda passou muito tempo sob o domínio das aristocracias agrárias que detinham, sobretudo, o controle do forte exército espartano.