adplus-dvertising

Quais os impactos negativos causados pela Revolução Verde?

Índice

Quais os impactos negativos causados pela Revolução Verde?

Quais os impactos negativos causados pela Revolução Verde?

Pontos negativos:

  • desmatamento;
  • erosão e esgotamento do solo;
  • alteração do ecossistema para o plantio de monocultura;
  • utilização de agrotóxicos prejudiciais à saúde humana;
  • priorização dos latifúndios em detrimento da agricultura familiar;
  • êxodo rural.

O que foi a Revolução Verde quais foram os impactos socioeconômicos?

Resposta: Foi a modernização do Campo e a criação de sementes modificadas geneticamente. Os impactos foram a contaminação da água e solo por causa de agrotóxicos usados e o êxodo rural por causa da falta de mão de obra que foi trocada por máquinas.

O que foi a Revolução Verde e quais impactos este processo obteve nos países subdesenvolvidos?

A Revolução Verde foi uma das profundas transformações pelas quais o mundo passou após a Segunda Guerra Mundial. Essa inovação ficou conhecida por melhorar a produção agrícola e aumentar a produção de alimentos a partir das décadas de 19.

O que foi a Revolução Verde Quais os principais benefícios aspectos negativos?

A eficiência no campo, o avanço na produção, a pesquisa e o barateamento de alimentos são apontadas como as principais vantagens do conceito da revolução verde. Como desvantagens podemos citar: Esgotamento do solo; ... Priorização à estrutura latifundiária, prejudicando a produção familiar e fomentando o êxodo rural.

Qual foi a Revolução Verde?

  • A Revolução Verde foi a mecanização do campo ( modernização) e a criação de sementes geneticamente modificadas que permitiram um vasto aumento da produção agrícola. Impactos ambientais: contaminação da água e do solo devido a utilização de agrotóxicos nas sementes modificadas.

Qual a principal vantagem trazida pela Revolução Verde?

  • A principal vantagem trazida pela Revolução Verde foi o ganho de eficácia na produção agrícola, que suscitou o aumento de produtividade em diversas lavouras, com destaque para os cereais e para os grãos, como a soja e o milho.

Como se desenvolveu a Revolução?

  • A Revolução consistiu em usar a melhor tecnologia para produzir mais alimentos no mesmo espaço de terra. Deste modo, se desenvolveram sementes de plantas geneticamente modificadas que produziam mais, tinham melhor resposta a fertilizantes e maior resistência a pragas.

Quem foi o mentor da Revolução Verde?

  • O mentor da Revolução Verde foi o agrônomo norte-americano Norman Borlaug (1914-2009). Na década de 30, Borlaug começou a pesquisar variedades de trigo resistentes à pragas e doenças. Os estudos de Borlaug atraíram a atenção do governo mexicano que o chamaram para coordenar, em 1944, o Programa de Produção Cooperativa de Trigo do México.

Postagens relacionadas: