O que é a reforma Protestante resumo?

O que é a reforma Protestante resumo?
A Reforma Protestante foi um movimento religioso que aconteceu na Europa, século XVI, fomentado por razões políticas e religiosas. O movimento teve como principal líder Martinho Lutero, um monge alemão, que por meio de 95 teses fez várias críticas à Igreja Católica e ao Papa.
Por que a Reforma Protestante passou por uma transformação?
- No campo político, onde a Reforma Protestante triunfou, o Estado passou a ter uma influência na Igreja podendo interferir no seu funcionamento. Em alguns casos, como na Inglaterra ou na Suécia, os monarcas passaram a ser também os chefes da Igreja nacional. Por sua parte, a Igreja Católica passou por uma transformação.
Qual foi o maior escândalo da Reforma Protestante?
- O maior escândalo foi a venda indiscriminada de indulgências, isto é, a remissão dos pecados em troca de pagamento em dinheiro a religiosos. A Reforma Protestante foi iniciada por Martinho Lutero (1483-1546), monge agostiniano alemão, e professor da Universidade de Witenberg.
Qual a resposta do catolicismo à Reforma Protestante?
- Como resultado haverá uma grande reforma nas ordens religiosas contemplativas e a criação de congregações, como os jesuítas e vicentinos, voltados para a educação e acolhimento dos pobres. O Concílio de Trento foi a resposta que o catolicismo deu à Reforma Protestante.
Quais foram os 5 pilares da Reforma Protestante?
- A Reforma protestante trouxe consigo uma visão teológica centrada, exclusivamente, no texto bíblico. Os cristãos que aderiram à reforma, tinham por base 5 pontos-chave que formaram a “essência da reforma”. Esses 5 pilares foram popularizados com os 5 Solas da Reforma Protestante.